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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diego Armando Gusava
Título: Mobile Command
 
Introdução:
Computadores pessoais estão sendo substituídos por smartphones, por realizar tarefas que até então só computadores realizavam e principalmente pela mobilidade que eles oferecem. Isso gera interesse por parte das pessoas, e companhias veem isso como uma forma de investir e ganhar dinheiro (VANCE, 2009).
Hoje, existem 1,5 bilhões de aparelhos de televisão em uso em todo o mundo e um bilhão de pessoas têm acesso a internet. No entanto, quase três bilhões de pessoas têm um telefone celular, tornando o aparelho um dos produtos de consumo mais bem-sucedidos do mundo. Dessa forma, construir um aparelho de celular superior melhoraria a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo. (OPEN HANDSET ALLIANCE, 2010).
Com um número crescente de aparelhos móveis, o uso deles torna-se frequente e o número de softwares fabricados aumenta, mas ainda não cobrem todas as necessidades que os usuários desejam. Isto normalmente acontece por falta de espaço, processamento ou ainda por motivos de facilidade e segurança (MACE, 2006).
Conforme Oliveira, Carissimi e Toscani (2003, p. 17), um sistema operacional recebe requisições de usuários através de uma interface de comunicação, a qual implementa uma determinada linguagem, denominada linguagem de comandos (command language). Esta linguagem de comunicação é interpretada por um componente do sistema operacional denominado interpretador de comandos.
Diante do que foi exposto, buscando a mobilidade e adicionando a facilidade que a internet oferece de se comunicar com outros computadores, pretende-se desenvolver uma interface de comunicação remota de comandos de um sistema operacional baseado na arquitetura cliente/servidor de tal forma que seja possível a partir de um smartphone, disparar comandos no computador desktop e receber o resultado no smartphone, uma espécie de shell remoto.