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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruno Tavares
Título: Sistema Multi-Agentes Aplicado a Estratégias do Mercado de Capitais
 
Introdução:
Diariamente é realizado um grande volume de negociações nas bolsas de valores mundiais. É possível verificar que, com a globalização, as economias de diferentes países estão cada vez mais interligadas e interdependentes. Acontecimentos advindos de países distantes podem refletir instantaneamente em cotações na bolsa de valores de outros. Para popularizar ainda mais os investimentos em bolsa de valores, têm-se observado no Brasil um crescente ingresso de investidores do tipo pessoa física. No mês de julho do ano corrente, o relatório de balanço de operações da BOlsa de Valores do Estado de São PAulo (BOVESPA) apresentou o número recorde de 598.352 pessoas físicas no mercado de ações brasileiro (BM&FBOVESPA, 2010a, p. 1).
Para Noronha (2003, p. 1-2), neste mercado de renda variável a incerteza é inerente, tal qual a exposição a riscos, pois são diversos os fatores que podem resultar em mudanças bruscas nas cotações. Para participar deste mercado com sucesso é preciso uma estratégia de operação adequada, que possa resultar em lucros significativos e prejuízos reduzidos e controlados.
Por décadas, estudiosos da computação, matemáticos e economistas vêm unindo-se para facilitar o entendimento e criação de tais estratégias. Neste âmbito, os investidores dividem-se em analistas fundamentalistas e analistas técnicos (PIAZZA, 2009, p. 13). Os fundamentalistas são aqueles que analisam os fundamentos da empresa e notícias importantes antes de investir. Os técnicos, também chamados grafistas, preferem ignorar tais informações e analisam somente os gráficos, seus padrões de desenhos e estatísticas.
Para este trabalho será dado enfoque à análise técnica, em especial às estratégias com médias móveis. Esta estratégia é amplamente utilizada pelos analistas técnicos, sendo extremamente versátil. Esta característica, porém, gera incertezas aos analistas, pois são diversos parâmetros que podem ser utilizados para criar uma estratégia com médias móveis. Sem uma ferramenta apropriada para testes, não há como saber de forma precisa qual a melhor parametrização a se utilizar (NORONHA, 2003, p. 180).
A fim de solucionar a questão acima citada, será desenvolvido um Sistema Multi-Agentes (SMA) capaz de simular o ambiente do mercado de capitais, aplicar as diferentes estratégias de médias móveis e indicar através de métricas quais os melhores resultados. Muito embora uma simulação não prove teoremas, ela pode melhorar o entendimento de fenômenos complexos que estão fora do alcance de teorias dedutivas (EHRENTREICH, 2008, p. 3). Através da simulação o sistema poderá realizar testes das estratégias e indicar, para cada ativo e tempo de operação, qual a escolha mais rentável.