Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago da Silva Negherbon
Título: Protótipo de uma Aplicação rica de Internet para Monitoramento de Vídeo através de Streaming e Silverlight
 
Introdução:
Cubas (2005, p. 9) aponta o crescimento da violência e do crime na sociedade brasileira como causas do medo e da insegurança coletiva quanto à sua integridade física ou a de seu patrimônio. Os cidadãos evitam-se, o quanto possível, trafegar desatentos, entrar em ruas onde consideram o policiamento ineficaz ou entrar em contato com estranhos. Soma-se a isso, a percepção de que as agências responsáveis por proteger os cidadãos e seus bens se mostram cada vez mais impotentes.
Os itens criados para garantir a segurança de um estabelecimento ou de um perímetro com circulação de pessoas são desde alarmes sonoros, sensores de movimento, sensores magnéticos, até câmeras e cercas elétricas. Segundo Cubas (2005, p. 86), os itens mais populares responsáveis pela segurança são os equipamentos de observação e alarmes. Entre os equipamentos de observação estão as câmeras de alta definição, câmeras camufladas (escondidas em relógios, detectores de movimento e com microfone) e câmeras encobertas (para uma vigilância discreta).
Este trabalho terá como foco, a exploração das tecnologias utilizadas para efetuar o monitoramento utilizando câmeras. Utilizando os recursos gráficos e funcionais do Silverlight através da linguagem eXtensible Application Markup Language (XAML) e as imagens das câmeras, será desenvolvido um aplicativo Rich Internet Application (RIA) que facilitará o acesso à visualização das imagens geradas e enviadas pela internet através de streamings de vídeo produzidos por um servidor.
Uma das utilizações possíveis para um produto com as características deste protótipo é o monitoramento, por empresa de vigilância responsável, de áreas públicas ou privadas para garantir a segurança humana ou patrimonial. Com a interface rica e dinâmica, o protótipo oferece uma qualidade maior na interação com o usuário.