Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Roberto Bender
Título: G-SMS: Protótipo de uma Aplicação de envio de SMS Georeferenciadas
 
Introdução:
O mercado de dispositivos móveis, especialmente os celulares, está em evidência e possui um público cada vez maior, devido à facilidade de aquisição de um aparelho por qualquer pessoa. Segundo a Anatel (2010), o Brasil fechou o ano de 2009 com 173,9 milhões de telefones celulares em operação, o que representa um crescimento de 15,74% em relação à dezembro de 2008, quando existiam no país 150,6 milhões de telefones móveis em funcionamento. Portanto, um mercado totalmente aquecido.
Segundo Nemer (2006), está havendo uma rápida convergência de tecnologias no que diz respeito ao telefone móvel. A primeira geração de dispositivos móveis foi desenvolvida para satisfazer a mesma necessidade do usuário das linhas de telefones fixo: fazer e receber chamadas. No entanto, muitas funções têm sido adicionadas, tais como troca de mensagens texto/voz/multimídia, conexão Internet, tocador de música, filmadora, câmera, cartão de crédito, agenda, jornal, se estendendo a funcionalidades nunca antes imaginadas a estes pequenos dispositivos que estão evoluindo na direção dos telefones inteligentes.
Os telefones inteligentes, ou popularmente chamados de smartphones, agregam as mais diversas funcionalidades, mas ainda mantém as opções básicas como o serviço de mensagens curtas, no inglês Short Message Service (SMS). SMS é a habilidade de enviar e receber mensagens de texto entre telefones celulares, sendo que cada uma pode conter até 160 caracteres.
Os celulares estão recebendo um novo mundo de aplicações chamadas de Location Based Systems (LBS). Estes sistemas utilizam a informação de localização georeferenciada, para disponibilizar opções para o usuário, fornecendo informações mais relevantes ao local em que a pessoa se encontra. Segundo Virrantaus et al. (2001), LBS são serviços de informação acessados pelos dispositivos móveis através da rede móvel e utilizam a capacidade de registrar a localização atual. A maioria dos serviços LBS é capaz de obter a localização do usuário/dispositivo e utilizar essa informação para promover um serviço. Assim, os serviços que partem da posição geográfica do cliente, oferecendo a possibilidade de localizar usuários, máquinas, veículos e recursos, bem como o rastreamento dos mesmos, além de serviços sensíveis a localização. Estes sistemas, em muitos casos agregam a funcionalidade de apresentar essas informações dispostas em mapas nativos ou realizando integração com aplicações disponíveis na internet, como por exemplo, Google Maps.
Diante do exposto, foi desenvolvido um protótipo para celulares de envio de Short Message Service (SMS) georeferenciadas. As mensagens contendo as informações de localização serão enviadas de um celular para outro. O dispositivo receptor terá a funcionalidade de apresentar em um mapa a localização recebida.