Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Márcio Poffo
Título: Desenvolvimento de Aplicação na Gestão de Prescrição de Práticas de Atividades Físicas
 
Introdução:
O mundo está cada vez mais corrido, as pessoas tendem a ficarem mais sedentárias. Muitos já perceberam e sabem o quanto esse estilo de vida é prejudicial. Monteiro (2004) diz que a prática de atividade física regular e adequada pode proteger o praticante de atividade física de diversos tipos de doenças crônicas.
Algumas pessoas já estão praticando atividades físicas por conta própria, mas sem acompanhamento de um profissional, o que também pode ser um risco. Muitas estão procurando academias com professores especializados chamados Personal Trainer, o que é o indicado, pois eles têm conhecimento específico, para auxiliar no que se deve e pode fazer em relação a atividades físicas, para se obter mais saúde. Personal trainer é o profissional que estrutura e acompanha os treinos dos alunos praticantes de atividades físicas, é ele que tem a capacidade de observar o desempenho do aluno e prescrever novos treinos conforme a sua evolução (MONTEIRO, 2004). Uma das tarefas do personal trainer, é prescrever treinos para o aluno praticante de atividade física, de forma a atender a necessidade dele. Essa necessidade pode ser estética, para reabilitação, para treinamento ou manutenção da saúde.
O objetivo desse trabalho foi permitir que o personal trainer agilize o processo de prescrição de treino através de um aplicativo que utiliza técnicas de raciocínio baseado em casos. O personal trainer investe muito tempo prescrevendo treinos, e esse aplicativo ajuda a agilizar esse processo através da recuperação de treinos similares prescritos anteriormente.
Essa técnica é bastante utilizada em sistemas em que envolve diagnóstico de especialistas, principalmente na área da medicina. A partir do levantamento de uma série de características, dá-se o diagnóstico, isso é o que um especialista faz para determinar uma doença. Um aplicativo que usa RBC – Raciocínio Baseado em Casos, faz algo muito parecido que o especialista para dar o diagnóstico. Através de uma série de atributos pré-definidos, aplica-se uma fórmula e define um diagnóstico. O aplicativo desenvolvido nesse trabalho não é diferente. Foram levantados alguns atributos importantes para se determinar um treino, aplica-se a fórmula de similaridade e apresenta uma série de treinos similares de acordo com os atributos.
Para Monteiro (2004), uma prescrição de treino adequada deve ser feita utilizando-se de conceitos científicos. Com a maior busca por saúde, as academias estão ficando cheias, e assim, exigindo cada vez mais dos personal trainers. E aí que entra o problema. Com as academias mais cheias, fica cada vez mais difícil conseguir tempo para cuidar das prescrições de treinos. Atualmente não há um controle dos históricos de prescrição de treino, geralmente é mantida apenas a última prescrição feita com dados básicos dos alunos. Com isso se o personal trainer precisar ser substituído por qualquer motivo, o substituto terá que fazer todo um levantamento pra se ater sobre as características dos alunos. Também não é possível fazer comparações com a evolução do aluno.