Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruna Jaqueline Bérgamo
Título: Sistema para Gerenciamento de Despesa com Táxi na Empresa
 
Introdução:
Atualmente o controle dos custos empresariais assume uma importância decisiva em todas as fases de vida de uma empresa, pois a principal preocupação dos gestores é eliminar gastos que não acrescentam valor ao funcionamento da empresa. Porém quando há indisponibilidade de recursos, insegurança dos dados, falta de exatidão ou confidencialidade nas informações, os usuários ficam receosos e comprometem diretamente as operações da organização. Principalmente quando esta não é capaz de responder em tempo ideal ao problema tomando medidas de contingência ou de continuidade do negócio (GAZZONI, 2003). Os sistemas de informação surgem nesse momento como um auxílio para as empresas, pois geram suporte para a tomada de decisão e principalmente o controle operacional.
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. (Laudon; Laudon, 2001, p.4).
Automatizando os processos que antes eram manuais faz com que as organizações tornem-se cada vez mais dependentes de seus sistemas de informação e das tecnologias de informação. Com a globalização, a disseminação e o acesso às informações tornaram-se abrangentes, aumentando a concorrência entre as empresas, a complexidade dos processos, a rápida obsolescência tecnológica e a alta pressão por resultados. O acirramento da competitividade exige das empresas maior eficiência na gestão de seus recursos e como parte integrante do sistema, buscam cumprir seu papel junto à sociedade. Esta busca pela melhoria e eficiência na aplicação dos recursos, induz os responsáveis pela gestão empresarial, a avaliarem suas decisões embasadas em informações consistentes (GAZZONI, 2003).
A Bunge Brasil, empresa no ramo da indústria alimentícia localizada na cidade de Gaspar, no estado de Santa Catarina, possui tecnologia móvel para agilizar a digitação de pedidos. Desta forma, a utilização de tecnologia móvel já é realidade e está melhorando o desempenho comercial da empresa. O ganho do uso desta tecnologia propicia agilidade no envio das informações para análise. Segundo Mavgnier (2008), com o forte movimento das empresas em adotar sistemas e rotinas com mobilidade, o mercado brasileiro de tecnologia de informação e de telecomunicações se mantém em ritmo de expansão em comparação aos anos anteriores.
Atualmente o problema esta relacionado à falta de controle sobre as solicitações de táxi devido à elegibilidade da solicitação e do recibo de viagem. Isto gera cobranças indevidas, e a falta de um acompanhamento dos custos e despesas relacionadas a cada solicitação de viagem emitida gerando um gasto desnecessário. São efetuadas em média 50 viagens por mês e muitas delas são cobradas erroneamente devido ao recibo de viagem possuir informações incorretas. Normalmente o cálculo da quilometragem está baseado no hodômetro do veiculo, informação que nem sempre esta disponibilizada.
Devido a uma mudança na atual gestão da empresa, a redução de custos vem sendo o principal foco de discussão entre os colaboradores da Bunge Brasil. Mensalmente é cadastrada no sistema de orçamento uma meta e esta deverá ser seguida por toda a área que utiliza o serviço de táxi empresarial. Diante disto, o sistema de informação surge para auxiliar as gerências na tomada de decisões, gerando informações rápidas, precisas e principalmente úteis.
Por fim, o intuito é disponibilizar um diferencial através de um sistema para controlar despesas com táxi na empresa. Desta forma um sistema desenvolvido para uso na web com dois módulos, um para o desktop, visando auxiliar o colaborador da empresa solicitar a viagem e também para administrar o sistema. Já o módulo do dispositivo móvel é para uso do motorista, onde realizará a busca pela rota estabelecida a partir de um Application Programming Interface (API) disponibilizada pelo Google, que irá determinar a quilometragem exata da viagem e calcular o custo do trajeto.