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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Saulo Alexandre Correa
Título: Sistema para Reserva de Salas Informatizadas Via Web
 
Introdução:
A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. O sistema educacional é formado por três distintos sistemas, o sistema de educação que é a expressão com sentido mais amplo, e diz respeito à sociedade que educa, através de todos os agentes sociais, as pessoas, as famílias, os grupos informais, as escolas, as igrejas, os clubes e as empresas entre outros (BRANDÃO, 1995).
Ainda Brandão (1995), o sistema de ensino que possui abrangência intermediária e é composto por escolas, instituições e pessoas que se dedicam sistematicamente ao ensino, ministrando cursos e conferências, catequistas ou professores particulares. O sistema escolar que tem abrangência mais limitada, compreendendo uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996, a mesma trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes (CRUZ, 2009).
Para Bastos et al. (2008, p. 8), “... vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas”. Nosso ambiente educacional hoje é composto por inúmeras ferramentas que auxiliam o sistema escolar nas áreas acadêmica, administrativa, contábil e financeira.
A utilização das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) nas Instituições de Educação Básica (IEB) traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada instituição. Precisa-se compreender a realidade de cada IEB, quais os propósitos educacionais e as estratégias que propiciem aprendizagem. Planejar a construção de novos cenários, onde as ferramentas de TI possam contribuir para a criação de novas formas de ensinar a produzir conhecimento. Neste contexto, emerge a sala informatizada como a grande aposta das Escolas de ensino públicas em tecnologia. O desafio está em como as IEB irão fazer uso desta ferramenta para facilitar o seu cotidiano.
Observando-se o funcionamento da sala informatizada na Escola de Educação Básica, mais especificamente na Escola de Ensino Fundamental Prefeito Germano Brandes Jr. (E.E.F.P. Germano Brandes Jr.), localizada na cidade de Indaial-SC, percebeu-se a necessidade de uma ferramenta informatizada para ajudar a gerenciar a agenda da sala informatizada, que é utilizado por aproximadamente 750 alunos, entre o Ensino Fundamental e o Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Atualmente a agenda da sala informatizada na E.E.F.P. Germano Brandes Jr. é controlada manualmente pelos monitores da sala, em uma planilha eletrônica, que fica armazenada em um dos computadores da mesma. Essa forma de gestão da agenda não é muito eficiente, pois constantemente a agenda fica indisponível para consulta, o que acaba prejudicando os professores interessados em reservar um horário na sala. Nos casos em que a consulta à agenda é possível, muitas vezes o horário pretendido já está reservado para outro docente, o que acaba gerando desconforto e exigindo um novo planejamento do docente.
Tendo em vista que os sistemas para gestão escolar utilizados na IEB não adota nenhum tipo de controle quanto à reserva da sala informatizada, esta proposta tem por finalidade a criação de um sistema capaz de auxiliar no controle e gerenciamento das atividades realizadas na mesma. Através desta ferramenta o professor poderá ser capaz de efetuar consultas e reservas de horários na agenda da sala informatizada via web. O sistema trará maior comodidade, autonomia e agilidade ao gerenciamento da sala informatizada fazendo com que a IEB não tenha de recorrer a planilhas eletrônicas, fichas de solicitação em papel e por vezes despendendo esforços desnecessários a uma atividade trivial.
Indo ao encontro das necessidades das IEB, propõe-se a criação de um sistema de informação para efetuar a gestão da agenda das salas informatizadas. Esse sistema utiliza a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), possibilitando definir procedimentos a serem aplicados em função de uma dada situação. Com a utilização da técnica do vizinho mais próximo, em que se utiliza uma soma ponderada das características entre um novo caso e um caso previamente cadastrado, é possível agilizar a busca de soluções para problemas recorrentes. A técnica de Similaridade, de acordo com a filosofia RBC, fornece casos similares ao novo caso, permitindo que decisões sejam tomadas com maior velocidade e maior grau de eficiência (DALVOVO et al., 2004, p. 6).
Ao aplicar ao sistema conceitos de inteligência Artificial (IA), com a abordagem de RBC proposta no presente trabalho, além de auxiliar os responsáveis pela sala informatizada na solução dos problemas, o sistema traz melhorias significativas ao fluxo das informações no processo de reservas, encapsulando o conhecimento de diversos especialistas. O especialista obtém o conhecimento através de um aprendizado formal teórico e de experiências vivenciadas para então modelá-lo até ser tornar um conhecimento especializado. A IA fornece os métodos necessários para extrair este conhecimento especializado e encapsulá-lo no sistema.
Parafraseando Veiga (2006, p. 1), são muitos os motivos para a utilização da técnica de RBC na construção de sistemas de Informação. Partindo do fato de que o conhecimento é adquirido e passa a ser armazenado em uma base de dados, tem-se a possibilidade de dar manutenção a esse conhecimento armazenado, ou mesmo adicionar novos casos a base de dados, gerando novos conhecimentos. Outro aspecto importante é a eficiência crescente com que o sistema resolve os problemas.