Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Hoffmann
Título: Sistema para Reserva de Veículos de uma Cooperativa de Saúde
 
Introdução:
A cada ano, surgem no Brasil milhares de novas empresas, aumentando a concorrência, mas a maioria encerra suas atividades antes de completar três anos de existência. Muitas dessas empresas surgem e crescem, mas chegam em determinado ponto que começam a apresentar problemas, principalmente por de falta de planejamento organizado, capital para investimento e de informações precisas e ágeis sobre seu negócio, características básicas da profissionalização (PINHEIRO, 2008).
Percebeu-se que hoje no mercado de trabalho, para a empresa que tem um aumento significativo da demanda, um dos acontecimentos previsíveis é o aumento do quadro funcional. Desta forma obriga-se algumas vezes a empresa contratar funcionários, sem experiência, por um valor de salário inferior dos profissionais já existentes na área, e oferecer cursos profissionalizantes, obtendo assim um novo profissional no mercado. Com o aumento do quadro funcional, vem também a necessidade de aumentar ou melhorar os recursos já existentes.
Por transmitirem a idéia de que são capazes de gerar produtos, serviços e produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimo de recursos. Assim, um automóvel, considerado como um bem móvel pode ser utilizado na prestação de um serviço com valor econômico, e como tal é um recurso (MARTINS; ALT, 2006, p.6). O automóvel de uma empresa que está em circulação a trabalho ou não, também é uma fonte muito rica de propaganda para a empresa, onde os atos do condutor ao volante é que vão indicar se a propaganda é boa ou ruim, podendo assim trazer lucro ou prejuízo para a empresa. Desta forma, uma das maiores preocupações de empresas que gerenciam uma frota de veículos significativa é a forma em que esse patrimônio está sendo utilizado, se é em beneficio para empresa ou se o condutor também está utilizando em benefício próprio.
A cooperativa de saúde Unimed Blumenau, empresa localizada no município de Blumenau, estado de Santa Catarina, não possui sistema informatizado para controle da frota de veículos, ela mesma registra apenas em uma planilha eletrônica, alguns dados referente à reserva de veículos para seus funcionários. Hoje, muitos dos registros são perdidos, devido à atualização para novas versões do software, a troca de computador, problemas de configuração da planilha e o esquecimento de registrar essas informações. Embora existam no mercado várias opções de sistemas para o controle de frota, não foi encontrado nenhum adequado para situação atual da empresa. Com o crescimento diário da frota e a quantidade de colaboradores que utilizam desse patrimônio, gera a dificuldade em manter controle.
Sendo assim, desenvolveu-se um sistema de reserva de veículos, visando um controle de sua frota mais rigoroso e permite melhor administração devido a expansão de recursos disponível, gerando uma maior confiabilidade nos dados, sendo que todos os dados serão gravados em um banco de dados, garantindo a integridade das informações.