Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paulo Fernando Odwazny
Título: Protótipo para Administração de SGBD PostgreSQL
 
Introdução:
Atualmente a informação é muito importante para todo e qualquer ramo de atividade, por conseqüência, os dados devem ser armazenados de forma segura, proporcionando assim informações corretas. Uma das formas de se armazená-los é em um banco de dados.
De acordo com Suehring (2002), bancos de dados mantêm as informações em tabelas. Uma tabela é uma estrutura que consiste em pelo menos uma coluna, mas normalmente mais de uma. Um banco de dados é, portanto, uma coleção de uma ou mais tabelas de informações relacionadas.
Há inúmeros bancos de dados atualmente no mercado. Para gerenciar esses bancos de dados surgiram os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD). Os SGBDs são uma coleção de ferramentas que possibilitam criar e manter um banco de dados, em outras palavras, é a ferramenta que trata todo e qualquer acesso ao banco de dados.
Um dos SGBDs que mais tem evoluído em termos de funcionalidades e utilização mercadológica é o PostgreSQL (GESCHWINDE, 2002). Aliado a tais fatos e, considerando que o mesmo é um sistema livre e com o código fonte aberto, vislumbra-se uma significativa ascensão na sua utilização no desenvolvimento de sistemas de informações comerciais.
Segundo Geschwinde (2002) em 1986 foram feitas as implementações iniciais do PostgreSQL, com base em outro banco de dados da Universidade da Califórnia chamado Ingres. Foram feitas várias mudanças no PostgreSQL, dentre as quais se destacam:
a) tipos de dados para operações geométricas foram adicionados;
b) a velocidade de resposta foi aumentada significativamente;
c) características ANSI SQL92 foram adicionadas.
O PostgreSQL é considerado o mais avançado sistema de banco de dados com código fonte aberto do mundo (WORSLEY, 2002). Há um significativo número de desenvolvedores que trabalham efetivamente com o PostgreSQL e este número está em constante crescimento (GESCHWINDE, 2002).
Todavia, o banco de dados PostgreSQL não apresenta em sua estrutura de funcionamento uma interface “amigável” para gerenciamento das funcionalidades, tornando a sua utilização um desafio para os projetistas e desenvolvedores. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software de suporte, cuja funcionalidade seja facilitar a interação entre o usuário (administrador de banco de dados) e o banco de dados, oferecendo em um ambiente gráfico as funcionalidades que o mesmo dispõe.
Para a realização deste trabalho fez-se necessário a utilização de uma linguagem de programação para o desenvolvimento de uma interface entre o PostgreSQL e o usuário. A utilização de uma linguagem de programação orientada a objeto é sugerida por diversos autores pela facilidade do desenvolvimento, grande capacidade de reutilização, confiabilidade, robustez, extensibilidade e armazenabilidade.
Segundo Newman (1997) Java é uma linguagem de programação simples, orientada a objetos, distribuída, interpretada, potente, segura, de arquitetura neutra, portátil, de alto desempenho, multiencadeada e dinâmica.
Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a metodologia de Orientação a Objeto através da Unified Modeling Language (UML). Como ferramenta de desenvolvimento com suporte a linguagem Java utilizou-se o ambiente de desenvolvimento Borland JBuilder.