Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Ernani Martini
Título: Aplicativo para TV Digital Interativa de Acesso ao Twitter
 
Introdução:
O advento da TeleVisão (TV) digital causará um grande impacto na forma como se conhece e se interage com a televisão. Em relação ao sistema analógico, este novo sistema não será apenas responsável pela entrega ao telespectador de um sinal com maior qualidade e resolução, mas também por um novo conceito, que é o da interatividade. Até então a experiência vivida pelo telespectador, assim como o próprio nome diz, era de ser um mero espectador do que era transmitido pelas emissoras, sendo que a única ação que ele poderia tomar era a troca de canal caso a programação não lhe convinha. Com a TV digital o fluxo de envio das informações prevê, além do áudio e vídeo, um canal de dados, onde aplicativos e outras informações serão transmitidos. Aplicativos estes que podem ter as mais variadas finalidades, como por exemplo, um guia de programação de canais, um formulário para compras de determinado produto, a tabela de um campeonato de futebol do jogo que está sendo assistido, entre outros.
Com a disseminação da TV digital interativa (TVDI) e a popularização das redes sociais, ocorre a possibilidade de se prover o acesso a estas redes não apenas pelos computadores, mas também através de aplicativos executados pelo televisor ou qualquer aparelho compatível com um sistema de TV digital. Dentre as redes destaca-se o Twitter, um serviço muito popular com intuito de servir como um microblog, possibilitando aos usuários conectados enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos.
Segundo Soares e Barbosa (2009, p. 3), para tornar os aplicativos independentes da plataforma de hardware e software de um fabricante de receptor e para um melhor suporte aos aplicativos voltadas para a TV, uma nova camada é acrescentada aos padrões de referência de um sistema de TV digital, denominada de middleware.
Durante a definição do sistema de TV digital que seria adotado no Brasil, optou-se pelo aproveitamento das experiência vividas nos outros sistemas em uso, e utilizou-se como base o sistema japonês de TV digital. Porém, para o sistema brasileiro foi criada uma nova especificação de middleware, denominada Ginga, que segue dois paradigmas de programação, o declarativo conhecido como Ginga-NCL e o procedural chamado de Ginga-J.
Diante do exposto, foi desenvolvida uma aplicação para TV digital interativa, compatível com o ambiente procedural do Ginga, o Ginga-J, e que disponibilize ao usuário, através da Twitter API , as principais funcionalidades do Twitter. Com esta aplicação o usuário poderá assistir a seu programa de televisão favorito e acompanhar as atualizações de seus contatos em tempo real, além de poder enviar, por exemplo, qual o canal que está assistindo para estar “sintonizado” com seus contatos.