Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diogo Edegar Mafra
Título: Portal para Submissão de Tarefas utilizando Grade Computacional Oportunista
 
Introdução:
Nas últimas décadas os computadores tem evoluído muito na sua capacidade de processamento. Um computador pessoal em 2001 é tão rápido quanto um supercomputador em 1990. Apesar disso, a quantidade de dados a serem processados também cresceu neste período, o que faz com que muitas tarefas demandem muito tempo de processamento para um simples computador (FOSTER, 2002).
Para resolver este problema, pode-se optar por utilizar um supercomputador composto por vários processadores. Essa é uma solução que traz alto desempenho, porém com um custo muito alto. Supercomputadores utilizam hardwares especiais e normalmente de alto custo. Uma solução alternativa aos supercomputadores é fazer uso de um cluster de alto desempenho ou de uma grade computacional.
Um cluster é composto de vários computadores conectados localmente, onde cada computador é dedicado exclusivamente ao processamento. São máquinas totalmente dedicadas, normalmente utilizam sistemas operacionais desenvolvidos especialmente a este fim e estão interligadas por uma Local Area Network (LAN) de alta velocidade.
Uma grade computacional, por sua vez, é uma combinação heterogênea de computadores. Cada computador da grade pode ter uma arquitetura diferente e estar disposto geograficamente distante um do outro. A grade permite o uso de computadores diferentes e dispostos em vários locais (BUYYA, 2002, p. 9). Uma das subcategorias de grade computacional são as grades computacionais oportunistas, que fazem uso do tempo ocioso dos computadores para a execução das tarefas (GOLDCHLEGER, 2004, p. 3).
Diante do exposto, este trabalho apresenta um conjunto de softwares que gerenciam uma grade computacional que utilize os recursos ociosos de diversos computadores para executar o processamento das tarefas submetidas a ela. Nesta grade, as tarefas são desenvolvidas utilizando o Microsoft .NET Framework fazendo acesso a uma Application Programming Interface (API) própria da grade, e submetidas por meio de um portal acessível via internet. O portal permite ao usuário submeter as tarefas, acompanhar o estado da execução das mesmas e obter o resultado ao final do processamento. As tarefas são do tipo bag-of-tasks, as quais são mais bem definidas na fundamentação teórica. Cada computador conectado à grade utiliza seu tempo ocioso para processar tarefas submetidas por meio do portal. O número de computadores conectados à grade pode ser dinâmico, podendo-se adicionar ou remover computadores a qualquer momento, aumentando ou diminuindo a capacidade de processamento disponível sem qualquer problema no processamento das tarefas.
Neste trabalho são implementados os softwares necessários para a submissão, distribuição e processamento das tarefas da grade.