Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Zoz
Título: Validador de Transações Financeiras e Gerenciador Financeiro para Dispositivos Móveis
 
Introdução:
As transações financeiras por meio eletrônico facilitam cada vez mais o dia-a-dia das pessoas, oferecendo agilidade, mobilidade, reduzindo custos e trazendo segurança. Não satisfeito com as opções hoje oferecidas para realização de transações financeiras, identifica-se a possibilidade de inovar, trazendo uma nova alternativa, rompendo o vínculo do usuário com seus cartões magnéticos, chip , senhas sincronizadas, caixas eletrônicos e até mesmo o uso de computadores, tipo desktop ou notebook.
A abordagem de dispositivos móveis (celulares e PDA\'s), nos remete aos equipamentos presentes no cotidiano das pessoas, que estão se tornando um único aparelho, com a finalidade de atender ao mercado em crescimento e constante, na busca da utilização de formas de comunicação seguras e de preferência on-line. (DALFOVO et al., 2003). Com a utilização crescente de dispositivos móveis tornando-se cada vez mais populares, atingindo todas as classes sociais, identificou-se então um novo mercado, onde se reaproveita o dispositivo móvel, popular como o celular ou smartphones, e os agrega novas funcionalidades, como validar movimentações comerciais, substituindo o atual sistema de cartões magnéticos utilizados para creditar e debitar valores financeiros das contas, oferecidos hoje por bancos e parceiros bancários como Visa, MasterCard, Rede Shop.
O aplicativo aqui desenvolvido oferece o gerenciamento financeiro das contas, onde se permite que o usuário execute os principais serviços oferecidos neste ramo, como consulta de limite e um detalhamento da movimentação financeira.
Atualmente é cada vez mais comum as pessoas utilizarem cartões para efetuar suas compras, principalmente via internet. Com este crescimento na utilização de cartões, gera-se um maior fluxo de dados, aumentando o número de movimentações financeiras, onde se oferece ao usuário a possibilidade de analisar e gerenciar seus gastos para manter-se sempre atualizado sobre suas movimentações. Com isso, além de oferecer um sistema novo de autenticação, se oferece também um serviço capaz de gerenciar as transações de forma unificada e acessível, onde a qualquer momento, o usuário pode consultar seu extrato a partir de seu celular ou terminal desktop, tudo em tempo real.
Para estabelecer o funcionamento deste sistema e atender normas de segurança, utiliza-se o Secure Electronic Transaction (SET), um protocolo definido para transações em redes abertas como a web, onde este utiliza assinaturas digitais para identificação de usuários e algoritmos de criptografia para garantir confidencialidade.
Adotando SET, tem-se como um dos principais ganhos a segurança, pois os dados são enviados diretamente para o emitente sem que o comerciante tenha acesso a eles (Sociedade dos usuários de Informática e Telecomunicações, 2009). Aplicado-se o SET em dispositivos móveis nota-se uma grande evolução no que diz respeito à segurança da informação, pois foi desenvolvido uma aplicação web e outra mobile que comunicam-se entre si, exigindo um alto nível de segurança atendidos pelo SET.
Este projeto atende os principais requisitos de segurança, e assim pode substituir todos os cartões que hoje ainda encontra-se em circulação, por aplicativos executados em dispositivos móveis, trazendo novas ferramentas para a sociedade, possibilitando benefícios como: ampliar a mobilidade de seus usuários, agilidade nas movimentações, conhecimento de todas as movimentações bem como histórico em tempo real e segurança da informação.
Observada a atual estrutura adotada por bancos, identifica-se uma deficiência para efetuar movimentações financeiras, onde o sistema resume-se em utilizar cartões magnéticos, que ainda para alguns bancos vêm acompanhados de outros mecanismos, como a sincronia de senhas ou chip, que se demonstra pouco usual. Como exemplo, tem-se o Personal Identification Number (PIN) que funciona de forma sincronizada com um servidor do banco, onde toda vez que o usuário utilizar o serviço bancário, deve informar o código apresentado no dispositivo naquele momento, pois seu código é alterado constantemente. Além disto, de tempos em tempos este código perde a sincronia, obrigando o usuário a sincronizar novamente para voltar a utilizar o serviço bancário.
Identificam-se também na sociedade algumas situações, inusitadas, quando se constata a necessidade de inovar e melhorar a qualidade de vida das pessoas evitando ação de indivíduos maliciosos.
BLUMENAU - Ao fazer uma manutenção de rotina em um caixa eletrônico instalado no Supermercado Angeloni do Bairro da Velha, um funcionário da Caixa Econômica Federal encontrou dentro do terminal algo que não deveria estar lá: um notebook. Ao tentar acionar a polícia, o funcionário foi agredido e ameaçado por quatro homens, que fugiram em quatro motocicletas, levando o computador. A cena ocorreu ontem de manhã, de acordo com a Polícia Militar. Às 18h, o gerente do supermercado, Valmir Amorim Alves, informou não ter conhecimento sobre o caso. (JORNAL DE SANTA CATARINA, 2009). Unificando as transações financeiras no celular, busca-se segurança tanto para o cliente quanto para o comerciante, pois evita que ambos transitem com dinheiro, realizando suas negociações somente entre as contas dos usuários, que por sua vez estão previamente cadastradas e aprovadas, estabelecendo uma relação confiável entre os envolvidos em uma transação, possibilitando o rastreamento da mesma.