Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rosane Aparecida Braz
Título: Ferramenta para Avaliação da Linguagem XBRL
 
Introdução:
A globalização, a nova economia e a sociedade da informação estão presentes no dia-a-dia, independentemente das atividades a que se dediquem. Os países e as pessoas estão cada vez mais interligados. Antes, pelos meios tradicionais de comunicação, e agora, principalmente por meio da internet, empresas divulgam suas informações financeiras visando atender às legislações específicas e às entidades reguladoras dos mercados em que atuam. Estas também dependem da sociedade, que cobra uma nova imagem, na qual as empresas devem se mostrar mais modernas, abertas e transparentes. Para tanto, são necessários meios capazes de transmitir informação financeira, de forma mais ágil e dinâmica do que as tecnologias apresentadas até hoje.
Atualmente a tecnologia de comunicação mais difundida é a eXtensible Markup Language (XML), estando em diversos mercados, inclusive no mercado financeiro. Já a eXtensible Business Reporting Language (XBRL), é uma tecnologia baseada na eXtensible Markup Language (XML). Suas atribuições são bastante aproximadas, mas sendo o foco da XBRL o diálogo financeiro. Ela se torna centralizadora, pois a XML permite diversas formas de definição das tags de comunicação. Já a XBRL define determinadas tags para que o diálogo seja completo com diversas estruturas pré-definidas (RICCIO; SAKATA; MOREIRA; QUONIAM, 2006, p.167).
Segundo Riccio, Sakata, Moreira, Quoniam (2006, p.3), a XBRL foi rapidamente adotada pelas entidades reguladoras de vários países, para substituir os relatórios financeiros em papel, arquivos no formato Portable Document Format (PDF), planilhas e outros formatos. Diante deste comportamento internacional quanto a esta tecnologia, se objetiva com este trabalho a comparação da linguagem XBRL, com outras formas de troca de informações, focadas para o mercado financeiro.
Observando-se o mercado financeiro, entre as imensas flutuações do mercado de valores e as comunicações entre empresas e estruturas financeiras, detecta-se que para cada diálogo, uma linguagem é utilizada. Isto sugere a coexistência de uma comunicação única e estável, analisando a utilização da XBRL como linguagem para essas comunicações. Sob esta ótica a XBRL tem no mercado concorrências como a XML, a Text (TXT) e a Hyper Text Markup Language (HTML). Desta forma, atualmente a XML é sua maior concorrente e com um nível de abrangência maior. A comparação entre estas linguagens possibilita uma real visualização das vantagens a serem obtidas com a aplicação de uma ou de outra tecnologia.