Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Sorroche
Título: Sistema de Informação para Controle da Frota de Veículos
 
Introdução:
Nesta era da tecnologia da informação e comunicação, as organizações, para se manterem ativas e competitivas, procuram automatizar a maioria de seus processos. A busca pela qualidade de atendimento e a melhora na obtenção de informações gerenciais faz com que se observe nas organizações a utilização dos mais variados softwares existentes no mercado.
O software, segundo Sommerville (2003, p. 5), assume um duplo papel, ou seja, ele é um produto e, ao mesmo tempo, o veículo para entrega do produto. Este produz, gera, adquire, modifica, exibe ou transmite informação. Isto é, o software funciona como um veículo de entrega do produto mais importante da nossa época – a informação. Assim o software disponibiliza o potencial que a tecnologia nos traz tanto para ser utilizado em uma rede de computadores local, como para um canal amplo, como a internet. O software está se inserindo cada vez mais na rede de computadores, e esta se torna imprescindível às organizações. As atividades diárias ocorrem no espaço digital, novas tecnologias permitem que os softwares se tornem portáteis, e são disponibilizados para acesso via web.
As aplicações web, segundo Pressman (2006, p. 12), cobrem uma ampla gama de aplicações. Podem ser um conjunto de arquivos ligados por hipertexto e poucos gráficos. Mas estas aplicações, em sua evolução, podem fornecer características de grandes softwares, como, funções de computação avançada e conteúdo para o usuário final, que podem ser integradas ao banco de dados da organização e se adequarem às aplicações do negócio.
Segundo Audy, Andrade e Cidral (2005, p. 119), quando uma organização opta pela utilização de um sistema de informação, o sistema de processamento de transações tende a ser o primeiro a ser informatizado, devido aos benefícios bastante visíveis pela automação das operações rotineiras. A melhoria do desempenho organizacional, decorrente de um processamento mais rápido, uma capacidade de armazenamento maior, padronização de dados, procedimentos relativos às transações, e a obtenção de resultados mais precisos, é evidenciado pelo uso da informática e das telecomunicações.
Sendo assim, as organizações públicas e privadas obtêm receitas, desenvolvem serviços e ampliam seus negócios utilizando-se de um ou mais sistemas de informação, alguns voltados para a web. Estas organizações buscam a qualidade, eficácia e querem ter resultados positivos. Para isso precisam se automatizar e terem o controle de suas rotinas administrativas.
Desta forma, observando-se a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e acompanhando a movimentação de sua frota de veículos, observa-se que o controle atual apresenta visíveis limitações. O mesmo dificulta o gerenciamento e impossibilita o acompanhamento adequado da frota. Exemplificando, atualmente o controle é feito manualmente, registrando-se somente as movimentações dos veículos, sem a possibilidade de se obter resultados das movimentações.
Para se ter um gerenciamento e controle do fluxo interno da frota da AMMVI, visando a diminuição de custos, o controle adequado da mesma e objetivando a automatização do processo de registro, surgiu a necessidade do desenvolvimento de um sistema computadorizado. Este utilizará o software em combinação com a tecnologia web, provendo uma solução gerencial das movimentações em que envolvam o fluxo da frota de veículos, até mesmo disponibilizando seu acesso por meio da web.
Sendo assim, apresenta-se neste trabalho um sistema de informação que automatiza as operações efetuadas na AMMVI e possibilita um controle eficiente sobre a frota de veículos. Este controle é obtido pelo acesso rápido às informações, podendo ser consultadas em telas do sistema ou visualizadas através da emissão de relatórios.