Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Filipe Pamplona
Título: Sistemas de Informação para Controle Financeiro de uma Microempresa via Web
 
Introdução:
Dentro da composição empresarial, uma das principais áreas da empresa é o setor financeiro. Este está ligado diretamente aos pagamentos e recebimentos, controle do caixa, contas bancárias, entre outras. A administração financeira é essencial para a sobrevivência e sucesso de qualquer empresa, a qualquer tempo, tenha ela o porte que tiver. Sabe-se que, a gestão racional e eficiente dos controles financeiros da empresa é tão importante quanto à capacidade de produção e faturamento.
A globalização criou um novo contexto empresarial, sendo que, a tecnologia da informação através dos sistemas de informação, veio para fornecer possibilidades de permanente atualização e integração do negócio. Uma empresa com um sistema completamente informatizado, funcionando eficiente e eficazmente, tem diversas vantagens, seja em relação à diminuição do tempo utilizado para retrabalho, à organização, à facilidade de obter informações gerenciais e muitos outros aspectos que contribuem para o sucesso e crescimento de uma pequena empresa (BERALDI; ESCRIVÃO FILHO, 2000, p. 46-47). Hoje em dia é difícil ter o controle administrativo, principalmente o financeiro sem auxílio do computador.
Para Lemes Júnior, Rigo e Cherobim (2002, p. 17), “a Ciência da Computação vêm em auxílio das finanças por meio de softwares específicos para os controles operacionais; de bancos de dados para coleta e sistematização de informações e de sistemas eletrônicos de informação gerencial”.
Assim, este trabalho apresenta um sistema para controle financeiro à distância para o gestor, através da web, o mesmo foi desenvolvido para a empresa Baiúca Brinquedos Ltda, uma microempresa de comércio, em Nova Trento, Santa Catarina. A idéia surgiu da necessidade da empresa em ter um controle mais ágil, simples e dinâmico de suas finanças, onde tivesse informações com o fechamento do caixa em meses anteriores, e também onde pudesse fazer uma projeção com as despesas futuras.
Tendo em vista que hoje o controle financeiro da empresa, é feito em papéis de forma manual, notam-se os seguintes problemas, tais como, um maior trabalho no controle das finanças, a falta de históricos com as movimentações de períodos anteriores, a falta de informações gerenciais e a demora na localização de títulos a receber de clientes, possibilitando uma grande ocorrência de erros.
Através deste sistema, o usuário pode fazer as movimentações diretamente na base de dados, com uma simples conexão a internet. Podendo-se obter informações precisas, rápidas e de forma confiável em tempo real e a qualquer hora. Um benefício é o amparo possibilitado pelos relatórios à tomada de decisão, controle e planejamento.
Para Frezatti (1997, p. 28), “um instrumento gerencial adequado é aquele que permite apoiar o processo decisório da organização. Sem ferramentas de controle, as atitudes administrativas são tomadas de modo empírico, o que muitas vezes acaba se tornando um resultado negativo”. Com as informações gerenciais disponibilizadas, o administrador pode prever problemas no caixa antes que aconteçam, podendo ainda ter um maior controle interno, além de históricos com os melhores clientes e fornecedores.