Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Vansuita Rosa
Título: Sistema para Automatização de Laboratório de Análises Clínicas : Bioexame
 
Introdução:
“A cada dia as organizações buscam melhorar seus procedimentos em seus negócios, visando maior qualidade dos seus produtos e a satisfação do seu público-alvo” (ZSCHORNACK, 2003, p. 1). É cada vez maior o número de empresas que buscam soluções para automatizar as suas rotinas de trabalho e por isso incorporam soluções tecnológicas para controlar as informações geradas por seus negócios.
Desta forma, a área da saúde é um dos campos cientificamente e tecnologicamente mais complexos, onde as mudanças e atualizações afetam os profissionais, os pacientes, as instituições e as políticas de saúde. Periodicamente, estas mudanças devem ser revisadas, pois elas possuem amplas implicações, tanto econômicas como sociais, políticas, clínicas e éticas (OLIVEIRA, 2007).
Dentro das instituições envolvidas com a área da saúde, encontram-se os laboratórios de análises clínicas e laboratórios bioquímicos. A falta de controle das informações e os erros nos processos manuais são fontes de problemas nesses laboratórios. Com a fiscalização cada vez mais rígida sobre os órgãos da área de saúde, a tolerância a erros deve tender a zero, evitando-se situações constrangedoras com os pacientes e médicos.
Observa-se que a ausência de um sistemas de informação que gerencie as rotinas diárias de um laboratório compromete as informações geradas pelo mesmo. Isto faz com que muitas vezes a gerência não tenha em mãos um simples relatório de cadastro de um exame com o seu resultado. Muitas vezes um simples erro de informação gera retrabalho e onera o tempo dos funcionários em atividades que poderiam ser evitadas. O extravio de informações é outro grande problema encontrado em sistemas com um processo mal definido.
Sendo assim, observando-se o Laboratório de Bioquímica Back, que se localiza no município de Itapema, no estado de Santa Catarina, o mesmo não possui um sistema informatizado que o auxilie nas suas rotinas de trabalho. Para os controles diários do laboratório são utilizados formulários eletrônicos através de ferramentas de editoração como o Microsoft Word e de planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel. Como os sistemas e ferramentas disponíveis no mercado possuem um alto custo para o Laboratório de Bioquímica Back, optou-se em desenvolver um sistema que atenda as necessidades do mesmo.