Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Thiago Hass
Título: Sistema de Gestão para Clubes Recreativos e Esportivos
 
Introdução:
O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é cada dia mais crescente, e com isso, cada vez mais os usuários se tornam exigentes quando se trata em disponibilidade de informações, facilidade de acesso e a interação a esses meios. A disponibilidade de informações se torna mais abrangente com o crescimento intenso da internet, e também quando se trata de sistemas web. As informações estão acessíveis a qualquer momento, necessitando somente de uma conexão e um browser para a sua visualização, evitando assim qualquer tipo de instalação de software nos computadores. Esse tipo de aplicação está em grande ascensão, pela facilidade de manutenção, pela grande competitividade e adequação ao mercado e que também faz com que as informações possam atingir um público alvo maior.
A TIC vem sendo considerada por muitos como um fator determinante para o sucesso de uma organização, pois liga as pessoas, processos e organizações. Segundo Oliveira (2009), o consumidor agora é digital e plugado 24 horas, ele procura relacionamentos com as empresas que falam a mesma língua e tenham produtos que resolvam problemas rapidamente. Tudo isso faz com que a internet hoje seja a maior fonte de informações do mundo e essencial para o sucesso da comunicação entre as empresas. As organizações que não usam recursos tecnológicos podem perder inúmeras oportunidades de negócios. Com isto, percebe-se a importância das mesmas sempre estarem buscando novos recursos, pois só assim elas conseguirão manter seus negócios e atrair novos clientes.
Segundo HSM Management (2000), a internet e a disponibilidade cada vez maior de comunicação de banda larga proporcionarão uma redução drástica do custo das transações e do custo da interação entre pessoas e empresas. Isso criará novas oportunidades fantásticas, destruindo as vantagens competitivas antigas. Criará também um novo grupo de expectativas entre os clientes.
Desta forma, observando-se os vários clubes recreativos e esportivos no município de Blumenau, no estado de Santa Catarina, verificou-se que muitos dos mesmos até possuem uma página com informações sobre a entidade. Excetuando-se os grandes clubes da cidade, que possuem páginas com sistemas administrativos bem ativos, os demais têm apenas as informações básicas e estáticas nas telas que se apresentam. As principais atividades dos clubes são relatadas nestas páginas mas o associado sempre que deseja usufruir de uma delas deve entrar em contato com a secretaria do clube. A maioria das reservas de ambientes nestes clubes é efetuada através de contato telefônico ou pessoal. Muitas das vezes é o ecônomo do clube que anota e não repassa à secretaria para agendar, gerando conflitos futuros, ou vice-versa, a secretária não repassa as informações para as pessoas envolvidas. São poucos os clubes que disponibilizam informações do mesmo na internet, e normalmente estas páginas concentram-se nas informações básicas do clube, como horário de funcionamento, fotografias do ambiente, a localização, a infra-estrutura, o valor da mensalidade e as atividades disponíveis.
A partir disto, percebeu-se a possibilidade do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de clubes recreativos e esportivos, via web. O diferencial em relação ao mercado é a oferta do módulo de gerenciamento de ambientes para os clubes, criando-se uma autonomia para o associado e facilidades de gerenciamento e estatísticas para a administração.