Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vanessa de Mello
Título: Ferramenta Web para Gerenciamento de Projetos de Software baseado no Scrum
 
Introdução:
Segundo Santos (2008, p. 38), a atual competitividade e a necessidade de inovação faz com que as empresas de software busquem uma nova abordagem de desenvolvimento e gerenciamento de projetos. A melhor escolha é a utilização de um método que seja flexível, permitindo as alterações necessárias durante o desenvolvimento do projeto. Diante desta situação, uma alternativa é a adoção de um método ágil para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos, como o Scrum. Apesar de suas técnicas serem divulgadas e discutidas nas comunidades de software, é raro encontrar referências que auxiliem os gerentes de projeto na adoção deste método. Isso ocorre pela falta de informação adequada para o nível gerencial, principalmente nas grandes empresas.
Barcaui (2004, p. 2) afirma que a taxa de sucesso em projetos de tecnologia de informação ainda é baixa. De 600.000 projetos analisados, apenas 34% dos iniciados obtiveram sucesso entre os anos de 2001 e 2003. A maior parte dos projetos estava de alguma forma apresentando problemas relacionados a prazo, escopo ou orçamento.
Os Gerentes de Projeto que atuam na área de desenvolvimento de software freqüentemente se vêem diante do desafio de liderar projetos com ciclos de entrega agressivos, constante mudança de requisitos, novas tecnologias e sistemas de informação que cada vez mais suportam a tomada de decisão e os processos-chave de negócio das empresas. Em cenários como esses, uma abordagem adaptativa para o processo de desenvolvimento e gerenciamento de projetos se torna fundamental a fim de maximizar a produtividade e não comprometer a qualidade de produto final. (SANTOS, 2008, p. 38, grifo do autor).
Além do uso de um método ágil, o gerente de projetos necessita adotar alguma ferramenta que facilite as atividades previstas no método. O mercado possui algumas alternativas, porém, muitas focadas nos processos tradicionais e poucas especializadas para Scrum.
A partir deste cenário, pretendeu-se criar uma ferramenta baseada no método ágil Scrum, permitindo aos envolvidos no projeto um maior controle sobre o mesmo, incluindo o registro das atividades realizadas.