Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marwin Roepke
Título: Visualizador de Imagens Radiológicas 2D para Iphone
 
Introdução:
Segundo Sabbatini (1999, p. 22-23), “A partir da invenção do tomógrafo computadorizado, até o desenvolvimento da telemedicina pelos cientistas da NASA, aconteceu um aumento nos produtos biomédicos, é onde entra a área de informática”.
Com o avanço da tecnologia e da informática, os profissionais da área médica já podem usufruir dos notebooks como ferramenta para a visualização de imagens radiológicas. Outra ferramenta são os novos dispositivos móveis, como o iPhone, pois possuem tecnologia suficiente para atender a necessidade básica de visualização de imagens 3D, trazendo assim a possibilidade dos profissionais da área médica terem o acesso a imagens. A possibilidade dos profissionais contarem com a mobilidade de um iPhone faz-se importante quando comparada com uma estação de trabalho.
No momento atual, na sua maioria, para terem acesso a imagens radiológicas os profissionais da área médica necessitam de uma estação de trabalho com um software específico de visualização de imagens no formato Digital Imaging and COmmunications in Medicine (DICOM).
Contando com um visualizador de imagens 3D em um dispositivo móvel, o médico pode efetuar uma análise das imagens independentemente do horário ou local em que ele se encontre, podendo assim melhorar o atendimento aos pacientes.
Segundo Melo (2009), “os doentes estão a cada dia mais impacientes quanto ao tratamento recebido nos consultórios, hospitais e unidades de saúde”. Efetuar a análise de imagens radiológicas e iniciar um tratamento ao pé da cama de um paciente faz com que ele tenha mais confiança no médico. Para ajudar neste aspecto de contato entre os pacientes e os médicos, o visualizador de imagens radiológicas num dispositivo móvel auxiliaria.
Com o exposto acima, este trabalho pretende estudar o padrão de imagens DICOM e desenvolver uma ferramenta que possibilite a visualização de imagens JPEG obtidas das imagens DICOM, possibilitando ao usuário interagir com estas imagens. Serão utilizados os recursos oferecidos pelo iPhone, sendo alguns deles a interface multitoque, e a utilização das redes 3G e wireless. Por fim, espera-se que esta ferramenta auxilie no trabalho dos profissionais da área médica agilizando a visualização das imagens radiológicas, para que assim possibilite um melhor relacionamento entre médico e paciente.