Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Bertolini
Título: Sistema para Medição de Cores utilizando Espectrofotômetro
 
Introdução:
As organizações estão utilizando recursos de publicidade e propaganda para atingirem seus mercados, entre os recursos de propaganda, os anúncios comerciais estão sendo cada vez mais visualizados. As imagens de produtos ou de empresas despertam através da cor, desejos e promessas de satisfação para os consumidores. Quando uma imagem é muito simples, se torna mais fácil memorizá-la e reconhece-la, e quando é associado a algum produto, ele pode ser encontrado mais facilmente quando procurado (TORNQUIST, 2008, p. 249).
Segundo Lucas et al. (1996, p. 76), a cor e percepção de cor são extremamente importantes na vida humana. Por exemplo, o sucesso ou o fracasso de um novo produto, é principalmente influenciado pela impressão visual que as pessoas têm do produto. Por este motivo, a especificação e reprodução da cor exata se fazem necessárias.
Régula (2004, p. 28) coloca que muitos profissionais, que atuam na área de controle de qualidade, avaliam a cor visualmente. Com o aumento das exigências dos consumidores, a utilização de instrumentos para medição de cor nas indústrias tornou-se indispensável. Isso se deve ao fato de que possam existir deficiências no campo visual do avaliador e estas podem ser supridas pela medição instrumental da cor.
Fernandes (2002, p. 1) coloca que a colorimetria é a ciência da medição da cor. Através da colorimetria, a cor pode ser expressa de uma forma numérica, utilizando-se o espectrofotômetro para medição por reflectância de uma amostra. Esta forma numérica de se obter a cor é possível, desde que se trabalhe com valores padronizados quanto as fontes luminosas, geometrias de observação e sensibilidade média do olho humano.
Segundo Minolta (2007, p. 16, tradução nossa), um modelo de cor pode ser definido como um “método para expressar a cor de um objeto ou de uma fonte de luz usando algum tipo de notação, como números”. Uma organização internacional preocupada com a luz e cor, Commission International de l\\\\\\\\\\\\\\\'Éclairage (CIE), desenvolveu métodos para expressar a cor numericamente. Os dois métodos mais conhecidos são o modelo de cor Yxy, criado em 1931, baseado nos valores triestímulos XYZ definidos pela CIE, e o modelo de cor L *a *b, criado em 1976 para fornecer relação uniforme entre as diferenças da cor e as diferenças visuais.
A comissão internacional em iluminação que é também conhecida como CIE, é dedicada a cooperação mundial e a troca de informação em todos os assuntos relativo à ciência e arte da luz e iluminação, cor e visão, e tecnologia de imagem. Com fundamentos técnicos, científicos e culturais muito fortes, a CIE é uma organização sem fins lucrativos independente, que está presente em vários países onde os membros participantes são voluntários. Desde seu começo em 1913, o CIE tornou-se uma organização profissional e foi aceita como sendo a melhor autoridade no assunto e hoje é reconhecida pela International Organization for Standardization (ISO) como um corpo de padronização internacional (INTERNATIONAL COMMISSION ON ILLUMINATION, 2010).
Desta forma, com base no contexto acima, tem-se como meta implementar um sistema que se comunique diretamente com o espectrofotômetro, por comunicação serial, através da implementação de um protocolo de comunicação, que é fornecida pela empresa fabricante do mesmo. Uma vez concluída a comunicação serial com o aparelho, é possível obter os dados de reflectância de uma amostra de cor que é medida, e então calcular os valores numéricos da cor, para por fim representá-la na tela do computador.