Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Schleuss
Título: Protótipo de software para gerenciamento de servidores Linux através de dispositivos móveis com Sistema Operacional Symbian S60
 
Introdução:
A área de gerência de redes foi inicialmente impulsionada pela necessidade de monitoração e controle do universo de dispositivos que compõem as redes de comunicação (REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA, 1997), sendo geralmente utilizado um computador de mesa ou um notebook para tal finalidade. A gerência de redes de computadores é uma tarefa complexa, em boa parte por consequência do crescimento acelerado das mesmas, tanto em desempenho quanto em suporte a um grande conjunto de serviços. A gerência está associada ao controle de atividades e ao monitoramento do uso de recursos da rede. As tarefas básicas da gerência de redes, simplificadamente, são obter informações da rede, tratar estas informações, possibilitando um diagnóstico, e encaminhar as soluções dos problemas (SZTAJNBERG, 1996).
No sistema operacional Linux várias ferramentas para gerenciamento e monitoração já estão presentes em uma instalação padrão, as quais facilitam ao administrador de sistemas que possua inclusive um terminal remoto. Em casos em que o administrador não esteja presente na empresa, ou mesmo longe de sua mesa, pode haver uma demora para a detecção de um problema ou uma manutenção.
Para Pretto et al. (2006), tecnologias de computação e comunicação móvel estão em contínuo avanço em termos de disponibilidade, funcionalidade e custos, tornando-se atraentes para os planos de automatização das empresas. Segundo Moreira (2006), estes dispositivos disponibilizam algumas das ferramentas e recursos presentes apenas em um computador pessoal, suprindo necessidades relacionadas ao lazer e ao trabalho.
Muito importante também para a popularização da tecnologia móvel são os sistemas operacionais que trazem cada vez mais funcionalidades para os usuários da tecnologia móvel. Presente em sessenta por cento dos aparelhos do segmento de smartphones (MARTIN, 2008) está o sistema operacional Symbian.
Muito popular no Brasil e Europa, presente em celulares da Nokia, Samsung e LG, o Symbian consegue atender usuários tanto corporativos quanto os que buscam um aparelho com mais entretenimento (COVERT; BURGOS, 2009). Devido ao fato de permitir o desenvolvimento de softwares em linguagens populares como o Java, Python e C++, e de possuir rica documentação, ambiente de desenvolvimento e ambiente de simulação, o Symbian possui muitos adeptos e uma grande quantidade de softwares disponíveis.
Diante do exposto, pretende-se utilizar a plataforma Symbian S60 como base para o desenvolvimento de um protótipo de software para o gerenciamento e monitoração dos recursos de servidores através de um smartphone ou celular