Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Ehlert
Título: Módulo de Avaliação do Retorno de Investimento em Sistema de Rastreabilidade Animal
 
Introdução:
O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo. Com isso é de grande importância o desenvolvimento de projetos para a constante melhoria nos processos do campo. A necessidade de rapidez, flexibilidade e confiabilidade na captura, gerenciamento e recuperação de informações, induz a utilização de tecnologias já consolidadas que oferecem vantagens e características significativas (KORTH, SILBERSCHATZ, 1994).
Segundo Macedo, Mendes e Vendrúsculo (2009), a importância do agronegócio na sociedade e para as divisas brasileiras pode ser compreendida analisando a participação do PIB do agronegócio no PIB total do país. Em 2007, por exemplo, um quarto de toda a riqueza produzida no Brasil derivou desse setor. Em termos absolutos, o PIB do agronegócio, que estava por volta dos 360 bilhões de reais na década de 1990, em 2007 ultrapassou a marca dos 450 bilhões, um acréscimo de 30% no período. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2006, estabelecimentos agropecuários, a agroindústria e subsetores empregavam cerca de 25% de todos os ocupados do Brasil, representando absolutamente cerca de 26 milhões de pessoas (PNAD, 2007).
As empresas de agronegócios nunca foram consumidoras ávidas de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Ao contrário, enquanto o setor representa 30% do PIB, segundo critérios que incluem todo o ciclo de produção e venda, sua participação nos investimentos em TI é de apenas 2%. Mas esse cenário está mudando, com um esforço crescente das empresas para buscar a atualização tecnológica (VALOR ECONOMICO, 2006).
Segundo Buainain et al.( 2007), a agricultura familiar está sustentada na conjugação de alguns fatores, tais como a direção dos trabalhos do estabelecimento é feita pelo produtor; o produtor rural tem a posse dos meios de produção (no entanto, nem sempre da terra); e a maior parte do trabalho é realizada pelos membros da família.
Para que os agricultores familiares possam se fortalecer na cadeia do agronegócio, é preciso adotar práticas de gestão em sua propriedade e tecnologias da informação. Sob este prisma, um dos instrumentos que pode auxiliar na modernização e no ganho de produtividade do estabelecimento rural é a adoção de programas computacionais (MORAES et al., 2009).
Neste contexto, em outubro de 2008 iniciou-se um projeto de pesquisa no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) envolvendo a parceria entre a empresa IDEATEC e a FURB. Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento de um software para gestão de agronegócios, que visa permitir a rastreabilidade dos animais de uma fazenda.
A criação de um módulo de análise de retorno do investimento está voltada principalmente para a área da pecuária de corte. O módulo e tem o propósito de subsidiar o produtor rural através do fornecimento de informações de rentabilidade econômica. Isto permitirá ao mesmo tomar decisões no manejo (descarte, engorda, venda) visando obter maior rentabilidade para o seu negócio.
Técnicas matemáticas como Valor Presente Líquido (VPL) e Valor Uniforme Líquido (VUL) são utilizadas para fornecer as informações de rentabilidade. Técnicas consolidadas em campo como ganho médio de peso diário, porém pouco utilizada, também fornecerão informações ao pecuarista.