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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ivan Wilhelm
Título: Ferramenta de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software
 
Introdução:
Para Pressman (2006, p. 117), construir um software é algo tão desafiador, criativo, gostoso e compulsivo, que leva muitos desenvolvedores a ignorar as fases iniciais de análise e começarem logo o desenvolvimento, alegando que ele se tornará mais claro à medida que for sendo desenvolvido. Na fase inicial do levantamento as necessidades de um cliente, a Engenharia de Requisitos (ER) fornece mecanismos apropriados para atender as necessidades de um cliente. Esta fase é tratada pela ER como elicitação de requisitos. A elicitação de requisitos tem como objetivo o levantamento e descoberta de requisitos de um sistema (MAGELA, 2006, p. 14). Segundo Pressman (2006, p. 118), levantar os requisitos de um sistema é uma tarefa muito difícil. Dentre as dificuldades no levantamento de requisitos está o entendimento das reais necessidades de um usuário, pelo fato de que os mesmos não têm uma ideia precisa e explícita do que deve ser desenvolvido e muitas vezes têm dificuldade em descrever os conhecimentos que possuem (HUZITA, 2003). A elicitação de requisitos pode envolver várias pessoas de uma organização. A estas pessoas ou organizações é utilizado o termo stakeholder , a fim de referenciar uma pessoa ou um grupo de pessoas de forma direta ou indireta (SOMMERVILLE, 2007, p. 98). Para ajudar na elicitação de requisitos, diversas técnicas foram elaboradas. Estas técnicas auxiliam o engenheiro de software na obtenção dos requisitos, orientando a elicitação e as demais atividades. A escolha de uma técnica deve ser realizada levando-se em consideração o escopo do sistema a ser desenvolvido. Dentre as técnicas existentes pode-se destacar: pontos de vista, entrevista, cenários e casos de uso (SOMMERVILLE, 2007, p. 100 - 102). Para Magela (2006, p. 15 - 17), podem-se utilizar também técnicas como: análise de sistemas análogos, exames e solicitações de sugestões, melhoramentos dos usuários e workshop . Já Otto, Neuland e Ferreira (2008), destacam as técnicas de brainstorming e sessões de Joint Application Design (JAD). Pretende-se com este trabalho desenvolver uma ferramenta que suporte a elicitação de requisitos de um sistema, apoiando-se das seguintes técnicas: pontos de vista, entrevistas (abertas e fechadas), cenários e brainstorming. Além disso, pretende-se integrar os requisitos dos stakeholders elaborados com a ferramenta Requisite Manager desenvolvida no Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), por Luciano Marquardt (MARQUARDT, 2004). Muitas normas e modelos de qualidade possuem algum processo relacionado a requisitos. Uma destas normas é a NBR ISO/IEC 12207 que fornece um conjunto definido de processos para facilitar a comunicação entre os interessados no ciclo de vida de um projeto de software (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2009, p. 5). Pretende-se adotar o processo técnico de definição de requisitos dos stakeholders da norma, a fim de obter um conjunto de processos que forneça os serviços necessários pelos usuários e outras partes interessadas (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2009, p. 48).