Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Gonzaga
Título: Celine Lip :um Framework que utiliza o modelo Ims Lip em aplicações Web Jee
 
Introdução:
Nos tempos atuais, a Educação a Distância (EaD) é uma realidade. Cada vez mais esta modalidade educacional vem sendo utilizada nas escolas, empresas, iniciativas públicas e privadas e universidades. Um dos fatores chave para a sua expansão é o fato de estar associada às crescentes necessidades educacionais, mais especificamente à ausência de professor e aluno em uma sala de aula física, que não podem ser satisfeitas pelos sistemas tradicionais de ensino e, também, pelo desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação cada vez mais poderosas e presentes em nosso cotidiano, como a expansão dos recursos de multimídia e a popularização da internet. De acordo com Niskier (1999), a EaD pode ser considerada a tecnologia da esperança. Diante da dimensão e complexidade apresentada pela EaD, facilmente torna-se possível subdividí-la e trabalhá-la em menores partes como: o gerenciamento dos cursos oferecidos pelo ambiente de EaD, o gerenciamento dos conteúdos dos cursos, o gerenciamento dos alunos e a interação dos alunos com os cursos. No que se refere ao gerenciamento dos alunos, cada sistema poderia definir uma forma específica para controle dos mesmos, pelo fato de não existir uma padronização para esta situação. Ferreira (1995, p. 318) define o conceito de padronização como: “Uniformização do comportamento dos indivíduos segundo modelos aceitos por um grupo ou impostos pela criação de novos hábitos [...]”. Dentre os modelos de gerenciamento de usuários em cursos existentes destaca-se o Instructional Management Systems Learning Information Package (IMS LIP) por ser bastante robusto e difundido. Este modelo tem por essência o gerenciamento de características do aluno como, por exemplo: histórico, objetivos de aprendizagem e aspectos de acessibilidade. Também possui uma característica muito forte de facilidade de integração com outros sistemas. Este modelo foi desenvolvido pela Instructional Management Systems (IMS), com a finalidade de atender a uma grande diversidade de requisitos e também tornar simples o mapeamento entre a própria empresa e as demais especificações de componentes de EaD existentes. O IMS LIP prevê a divisão dos dados armazenados em onze categorias, sendo elas: identificação; objetivo; Qualificações, Certificações e Licenças (QCL); atividade, transcrito, interesse, competência, filiação, acessibilidade, chave de segurança e relacionamento. Existem especificações que modelam a gerência de outro tipo de informação dentro do ambiente de EaD, que não necessariamente estejam ligadas a dados do aprendiz, como por exemplo a especificação Sharable Content Object Reference Model (SCORM) , que diz respeito a parte do ambiente que realiza a gerência de conteúdos dos cursos. Existem componentes que realizam esta função dentro do ambiente de EaD como por exemplo o CELINE. O CELINE é um componente que provê recursos para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, atendo-se ao gerenciamento de conteúdo baseado no formato SCORM. Visto o acima, este trabalho propõe desenvolver um framework estendendo as funcionalidades do CELINE, para realizar a especificação IMS LIP. Esta ferramenta proverá recursos para gerenciamentos de usuários seguindo o modelo acima citado. Tais recursos referem-se à tags customizadas e formas de persistência e acesso aos dados. A implementação do CELINE LIP ocorreu através da especificação Java Enterprise Edition (JEE), que é uma especificação para o desenvolvimento de aplicações de caráter distribuído, o qual garante um ambiente de execução padronizado e seguro para as aplicações. Os ambientes que atendem esta especificação são conhecidos como servidores de aplicação. A especificação JEE prevê a definição de como uma aplicação deve ser estruturada, implantada e definida para que tenha recursos de autenticação e autorização de usuários, como utilizar um ambiente transacional, distribuir seus objetos e assim por diante (BOND et al. 2003, p. 13). Por fim, como recurso facilitador na operação do framework utilizou-se do conceito de tags customizadas. Tratam-se de recursos acoplados a linguagem Java Server Pages (JSP) que tem por princípio auxiliar os desenvolvedores na eliminação da utilização de scriptlets e redução de redundância de código. A tag customizada é criada para a geração de um conteúdo dinâmico e utilizada em quantas páginas forem necessárias.