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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabrício de Souza
Título: Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o Conceito Open To Buy
 
Introdução:
Segundo Parente (2000), as atividades de planejamento são essenciais à sobrevivência de qualquer empresa onde servem, principalmente, para antecipar e organizar as atividades a fim de alcançar um objetivo. O planejamento estratégico é de extrema importância, visto que o mesmo é responsável por envolver a determinação de intenções e objetivos de longo prazo, além do planejamento tático, que envolve as atividades de marketing de curto prazo.
Para atingir os objetivos de lucro e crescimento das empresas, existem várias etapas e processos que devem ser seguidos a fim de obter resultados positivos. Neste contexto, um dos processos, talvez o mais importante, é o planejamento de compras, pois, segundo Grazziotin (2003, p. 23), comprar bem já é a metade da venda, ou seja, no ato da compra já se inicia a venda. Para o autor, quando se assina um pedido já se define a metade do lucro, portanto, o lucro está na compra e a venda é uma decorrência de uma boa compra.
No Brasil, assim como em grandes empresas internacionais, também existem problemas com relação à área de compras onde, de acordo com Dias e Costa (2006, p. 29), muitos profissionais da área acabam sendo forçados a atuar na fase de execução dos trabalhos, deixando em segundo plano ou, pior, ignorando a importante fase de planejamento.
Segundo as definições de missão e objetivos da área de compras especificadas por Coronado (2001), Costa (2002) e Dias e Costa (2006), pode-se definir que esta área tem como principais objetivos: comprar a quantidade de material e mercadoria correta, bem como também adquirir serviços, no momento certo, da fonte certa, com a qualidade desejada, e ao menor custo possível.
Diante do exposto, neste trabalho desenvolveu-se um módulo de planejamento de compras na área comercial de uma empresa, através do Sistema de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP) Sapiens da empresa Senior Sistemas Corporativos Ltda. O trabalho aplica o conceito de Open to Buy (OTB), ou seja, o tratamento dos saldos de recursos financeiros disponíveis para compras no ERP Sapiens, pois, para Parente (2000, p. 224), uma vez estabelecido o planejamento de compras, o Open to Buy precisa ser desenvolvido para que haja a monitoração do cumprimento das previsões de compra.