Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Oraci Izidoro Corrêa
Título: Business Intelligence Aplicando Data Mining utilizando a Teoria dos Conjuntos Aproximativos na Gestão da Saúde
 
Introdução:
Entende-se que Business Intelligence (BI) é um conjunto de soluções referentes a análise e interpretação de dados. Torna-se de extrema necessidade para as organizações a missão de administrar as informações, pois elas apresentam-se como as principais armas nas tomadas de decisões gerenciais. Uma vez que essas informações sejam expostas em forma de relatório ou telas gráficas, de maneira organizada e coesa, tornam a tomada de decisão mais facilitada (DALFOVO; AMORIM, 2000).
O problema enfrentado pelas organizações está na falta da informação e na falta de organização na apresentação dessas informações, ou em muitos casos as informações que não tem um valor real, são entregues em momentos inoportunos para os tomadores de decisões. Sendo expostas de uma maneira a torná-las muito complexas para o entendimento, estas informações são consideradas de pouco valor para a organização.
Informações pertinentes podem sofrer variações de acordo com cada atributo de qualidade que a mesma apresenta. “Por exemplo, dados de inteligência de mercado até certo ponto imprecisos e incompletos são admissíveis, mas a apresentação no momento exato é essencial” (STAIR; REYNOLDS, 2006, p. 6)
A tecnologia Data Mining (DM) esta inserida no BI. O grande volume de dados disponíveis cresce a cada dia e desafia a capacidade de armazenamento, seleção e uso. Essa tecnologia com suas ferramentas permitem a “mineração” desses dados, a fim de gerar um real valor do dado, transformando-o em informação e conhecimento (REZENDE; ABREU, 2003, p. 215).
Conforme Rezende e Abreu (2003, p. 216), o DM é uma tecnologia que tem a capacidade de fazer a seleção de dados relevantes, no intuito de gerar informações e conhecimentos para as empresas. Este tem a capacidade “de aprender com base nos dados, extrair deduções, gerar informações com hipóteses, correlacionar coisas aparentemente desvinculadas, fazer previsões, revelar os atributos importantes, gerar cenários, relatar e descobrir conhecimentos” importantes para a gestão empresarial.
Diante deste contexto, do problema da falta de informação e da organização da informação, neste trabalho será utilizada a técnica de mineração. Embasada na Teoria dos Conjuntos Aproximativos (TCA), em uma base de dados clínica/ hospitalar com o objetivo de levantar as informações necessárias para os tomadores de decisão. De acordo com a parametrização do usuário, as informações poderão ser demonstradas de uma maneira organizada e de fácil entendimento, através de gráficos e relatórios. A extensão da teoria dos conjuntos é a TCA, com o enfoque no tratamento de vagueza e incerteza em dados. “Foi inicialmente desenvolvida por Zdzislaw Pawlak no início da década de 80, década esta cujo preço e o desempenho dos computadores propiciaram o crescimento e surgimento de novas extensões para a TCA” (PESSOA; SIMÕES, 2004).
Este trabalho é voltado para a área da saúde por esta razão decidiu-se auxiliar os gestores nos diagnósticos das doenças, ou seja, os gestores irão informar uma série de sintomas, formando uma tabela, um universo de conjunto de atributos, dos quais o sistema irá aplicar o cálculo TCA gerando regras nas quais serão a base para a mineração de dados na base de dados, demonstrando os resultados através do cubo de decisão.