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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marco Antonio dos Santos
Título: Software para avaliação da qualidade de sistemas de automação comercial baseado nas normas ISO-IEC 9126 e NBR ISO-IEC 12119
 
Introdução:
Inthurn (2001) comenta que aumentar a produtividade significa produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos. Com a globalização da economia, as empresas precisaram aumentar a produtividade com qualidade. Isto as levou para a automação de seus processos produtivos, visando o melhor controle de cada parte do mesmo.
A informática tornou-se fundamental para este controle, uma vez que a velocidade com que se pode obter uma determinada informação certamente torna o processo produtivo muito mais eficiente. As empresas acabaram por levar a informática para diversos setores, como vendas, contas a receber, etc. Isto fez com que surgisse no mercado diversos sistemas para atender estas demandas.
Com esse aumento crescente da disponibilidade de produtos, em muitos casos o usuário final acaba não conseguindo chegar a uma conclusão de qual seria o sistema ideal para sua real necessidade. Porém não basta apenas o software servir para suas necessidades, além disso, ele precisa ter qualidade. Assim torna-se necessário a definição de padrões de qualidade em relação aos quais eles serão avaliados.
Diante destes problemas, as empresas que desenvolvem software devem procurar associar sua imagem a produtos com qualidade. Para isto, torna-se necessário a definição de padrões de qualidade, com os quais os produtos de software possam ser validados.
Para isso a International Organization for Standarization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC), publicaram em 1991 a norma que representa a padronização mundial para qualidade de produtos de software denominada ISO/IEC 9126, que propõem as características e subcaracterísticas da qualidade de produtos de software. Esta norma é uma das mais antigas da área de qualidade de software e possui sua tradução para o Brasil, publicada em agosto de 1996 como NBR 13596 (INTHURN, 2001).
Em conjunto com a norma ISO/IEC 9126, surge em 1994 a norma ISO/IEC 12119, que traduzida e validada pela ABNT em 1998, passou a chamar NBR ISO/IEC 12119, que tem como objetivo verificar e validar pacotes de software.
Apesar da importância destas normas para a melhoria da qualidade de software, as mesmas possuem um alto grau de generalidade, ou seja, não foram desenvolvidas para a avaliação de softwares de áreas específicas. Adicionalmente, as características e subcaracterísticas propostas pelas normas indicadas anteriormente possuem um alto grau de subjetividade. Isto faz com que, na avaliação da qualidade de um software, os resultados obtidos por diferentes avaliadores (com experiências distintas) possam ser significativamente diferentes.
Nesse sentido, alguns centros de pesquisa (como o Centro Renato Archer, em Campinas) vêm desenvolvendo estudos para reduzir o grau de subjetividade das normas mencionadas. A grande dificuldade enfrentada pelos pesquisadores é detalhar cada uma das características e subcaracterísticas da qualidade em itens que possam ser expressos na forma de métricas, permitindo uma avaliação quantitativa do software em questão.
Outro aspecto que dificulta a utilização das normas mencionadas é o fato delas serem genéricas, ou seja, não direcionadas ao software de uma área específica. Assim, para que a avaliação quantitativa da qualidade seja realizada é essencial que se faça um estudo da área de negócio em questão (automação comercial, gestão da produção, etc.).
É dentro desse contexto que se enquadra o presente trabalho, cujo objetivo é o desenvolvimento de um software, via web, que auxilie o processo de avaliação da qualidade de softwares de automação comercial.
Para isso foi feito um estudo da área de automação comercial, de forma a identificar as necessidades e requisitos que um software deve atender. O resultado deste estudo (a ser realizado junto a profissionais da área) foi organizado na forma de um check list, o qual servirá de base para o desenvolvimento do software proposto.
Além do estudo da área de automação comercial, foi realizado um estudo sobre os itens da norma, tomando como base trabalhos anteriores, como o de Ferreira (2003), onde foi desenvolvida uma ferramenta para auxiliar na avaliação da qualidade de produtos de software, baseado na norma NBR ISO/IEC 9126 (1996) e NBR ISO/IEC 12119. O objetivo é obter um conjunto de métricas que permitam a avaliação quantitativa da qualidade de um dado software de automação comercial.
Para que o resultado final desta avaliação seja quantitativo, o software desenvolvido utiliza cálculos estatísticos. Nestes cálculos é prevista a possibilidade do usuário (avaliador) definir os pesos das diferentes características e a forma de quantificação.