Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Dulcinéia Balloni
Título: Sistema para Gerenciamento de Comércio de Produtos Naturais
 
Introdução:
Conforme Freitas (2008), no decorrer dos anos o homem promoveu uma série de evoluções, dentre elas estava a criação de estruturas comerciais. As estruturas comerciais surgiram para facilitar o fluxo de mercadorias e um melhor entendimento nesse sentido. Dentre estas evoluções do homem inclui-se também a automação, com sistemas computacionais que adentram os comércios, inclusive os de pequeno porte. Estes softwares promovem um maior controle e agilidade nas transações diárias dos estabelecimentos.
De acordo com Dalfovo e Amorim (2000), os sistemas de informação surgiram como uma forma de manter os executivos mais bem preparados, com a visão de toda a empresa sem muito custo ou tempo.
De acordo com Dalfovo (2004, p. 20), “[...] os sistemas de informação foram divididos de acordo com as funções administrativas, que, à mercê de suas características próprias, foram sendo tratadas de forma individualizada, resultando na criação de vários tipos de sistemas [...]”.
Segundo Stair (1998), o Sistema de Processamento de Transações (SPT) é um tipo de sistema que está fortemente ligado às tarefas diárias da empresa, desempenhando um papel de suporte as atividades empresariais, formando valiosas bases de informações. O objetivo de um SPT é capturar, processar e armazenar transações relacionadas às rotinas do negócio.
Atualmente na empresa Organo, poucas informações são armazenadas. São realizados registros de compra e venda de produtos. Não existe cadastro de clientes, produtos e fornecedores. A consulta de informações como produtos e fornecedores, é bastante demorada, pois o vendedor localiza as informações meio a folhetos e cartões de visitas. A empresa não possui sistema que auxilie no processo de vendas e na administração das informações. Deste modo, considera-se alto o tempo de trabalho. Há também dificuldade no manuseio das informações, causando facilmente a duplicidade, perda de informação, entre outros problemas causados pela falta de padronização.
Neste cenário desenvolve-se para o comércio de produtos naturais, um SPT, para o automatismo das operações da empresa Organo Comércio de Produtos Naturais, possibilitando um melhor controle da empresa. O acesso rápido as informações através das telas do sistema ou emissão de relatórios, possibilita ao vendedor buscar informações rapidamente dos fornecedores. Disponibiliza-se uma página web, possibilitando os clientes localizar produtos, efetuar a solicitação de produtos pelo próprio sítio, através de dados cadastrais que lhe serão fornecidos.