Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jonas Ricardo Viel
Título: Componente de Geração de Boletos Bancários em Delphi
 
Introdução:
A cada dia que passa, as pessoas buscam comodidade, segurança e rapidez. Nas últimas décadas, as necessidades de aperfeiçoamento das condições de vida tem se concentrado nas melhores maneiras de se obter e utilizar informações e sistemas.
De acordo com Moretti (1999, p. 09), em 1974, os fabricantes e distribuidores de doze países europeus formaram um conselho para examinar a possibilidade de desenvolver um sistema padronizado de numeração de artigos para Europa, semelhante ao sistema de Código Universal de Produtos (UPC), já estabelecido nos Estados Unidos pelo Uniform Code Council (UCC). Como resultado, foi criada em 1977 uma entidade sem fins lucrativos, a European Article Numbering Association (EAN), começando com isso disponibilizar a leitura de produtos pelo código de barras.
Conforme Silva (1993, p. 12), atualmente, grande parte das transações em organizações varejistas e atacadistas é feita através do código de barras, permitindo o registro rápido e preciso de movimentos de venda e a gestão dos estoques, garantindo a melhor produtividade e qualidade.
Conforme Moretti (1999, p. 11), o código de barras é utilizado como padrão internacionalmente em 90 países: gera informações instantâneas e é uma linguagem comum no intercâmbio de informações entre parceiros comerciais.
Conforme GS1 Brasil (2008), o código de barras é uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas.
A empresa Edusoft possui um sistema para a área da educação, gerenciando escolas e universidades. Ela tem como objetivo específico atender a parte acadêmica e financeira de uma instituição de ensino. Nessa empresa são desenvolvidos boletos de cobrança para vários bancos.
A cobrança bancária é feita através de boletos que substituem duplicatas, notas promissórias, letras de câmbio, recibos ou cheques e são aceitos como documento formal nos processamentos das transações bancárias. Os valores resultantes da operação de cobrança são automaticamente creditados na conta corrente do cliente.
Os dados dos títulos a serem cobrados são passados aos bancos através de meios magnéticos ou diretamente, via computador. O banco ou o cliente emitem os boletos de cobrança aos sacados que poderão fazer o pagamento tanto pelo Bankline, como em agências e casas lotéricas. O procedimento de geração não pode ocasionar erros de informações nos boletos de cobrança, pois este fato poderá acarretar inclusive o crédito cobrado na conta corrente de outro cliente, resultando, entre outros transtornos para o sacado, de ter que entrar em contato com o creditado para negociar a devolução dos valores.
Com o propósito de agilizar o processo de validação dos boletos de cobrança e oferecer a garantia da aprovação dos mesmos na primeira vez, este trabalho propõe-se a criar um componente que auxiliará na validação e geração dos códigos de barras, sendo configurável para qualquer banco.