Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Alves
Título: A visualização de consultas de um sistema de informação gerencial em um sistema de informação geográfica avançando a inteligência de negócios
 
Introdução:
As empresas estão crescendo rapidamente, buscando seu espaço entre tantas que existem. Diferenciam umas das outras, segundo Oliveira (1997, p. 50), aquelas que possuem uma equipe eficiente para o gerenciamento estratégico, gerencial e operacional dos negócios. Juntamente com as empresas, os softwares evoluem. Esta evolução se dá pela gama de informações por eles processadas. Encontramos no mercado vários sistemas para o gerenciamento das informações, entre os quais pode-se citar o Sistema de Informação Gerencial (SIG) que, segundo Oliveira (1997, p. 39), é a transformação dos dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.
No mundo onde as estratégias de marketing são muito importantes, as empresas estão procurando aumentar seus horizontes, investindo na tecnologia de seus softwares. Dentre muitas tecnologias utilizadas pelas empresas, cita-se a Tecnologia de Informações Geográficas, que possui grande potencial na geração de informações. A partir desta tecnologia, surge os Sistemas de Informações Geográficas (Geographic Information System - GIS). Câmara (1996, p. 25) afirma que esta tecnologia envolve softwares e ferramentas de hardware para coleta, análise e processamentos dos dados, proporcionando o melhor entendimento das informações visualizadas geograficamente.
Com o uso de GIS, pode-se tentar responder questões como: qual o melhor local para abrir uma nova filial? Qual a localização dos melhores clientes, dos fornecedores e dos concorrentes? Qual o melhor itinerário para distribuição das mercadorias?
Procurando responder estas perguntas utilizando a Inteligência de Negócios (IN), que Stair (1998, p. 254) define como processo de coleta, análise, integração e monitoração de dados para oferecer suporte à gestão dos negócios, surgiu a idéia de desenvolver uma nova funcionalidade que integrasse as informações dos sistemas gerenciais das empresas com as informações geográficas, demonstrando os dados pesquisados em mapas divididos por regiões. Esta funcionalidade é aplicada ao SIG utilizado numa cooperativa de consumo (supermercado) situada no estado de Santa Catarina, e juntamente, os dados referentes a clientes, produtos, estoque e compras.
A visualização dos mapas é feita através do componente GIS disponibilizado por Ames (2006) chamado de MapWinGIS, sendo um activeX de código livre instalado no ambiente de programação Delphi disponibilizando componentes visuais para manipulação de mapas geográficos.