Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giselle Mafra
Título: Avaliação da Qualidade do Código Fonte Escrito em PL/SQL
 
Introdução:
Desenvolver um software com qualidade não é mais um fator de diferenciação no mercado, e sim, condição essencial para empresas e profissionais serem bem-sucedidos. Segundo Staa (2000, p. 88), para se garantir um nível de qualidade satisfatório é necessário atuar sobre o processo de desenvolvimento, onde os programas devem estar corretos na construção e que sejam de fácil compreensão e manutenção.
Padrões servem a dois propósitos. Eles ajudam os desenvolvedores a desenvolverem artefatos de qualidade elevada e fornecem instrumentos aos inspetores de qualidade para que possam controlar a qualidade de forma sistemática e objetiva. Estabelecem, assim, uma interface racional entre os desenvolvedores e os controladores da qualidade, contribuindo para eliminar o costumeiro jogo de empurra que ocorre sempre que alguma coisa não esteja a contendo. (STAA, 2000, p. 88).
Tentando auxiliar as empresas no processo de validação do desenvolvimento de um software, surgiu a idéia de desenvolver uma ferramenta que valide o código fonte escrito na linguagem PL/SQL (Procedural Language / Structured Query Language). Para isso são analisados padrões de codificação, estes que devem ser parametrizados na ferramenta, assim como um glossário de termos com abreviações de palavras, que devem ser utilizados em variáveis, nomes de tabelas e nomes de campos. Optou-se por avaliar códigos escritos em PL/SQL, devido ao fato de várias empresas da região de Blumenau utilizarem esta linguagem.
Os padrões adotados neste trabalho foram coletados em algumas empresas da região que utilizam a linguagem PL/SQL. Além disso foram pesquisados padrões existentes na literatura. Estes padrões são por exemplo, tamanho máximo para nome de tabelas, nomenclatura válida para atributos, variáveis, nomes de tabelas, pacotes, procedimentos, funções e cursores. Outro padrão adotado é a descrição de comentários e indentação.
A ferramenta Oracle Forms 6i, que produz aplicações on-line baseadas em telas e janelas, utiliza blocos PL/SQL. Nesta ferramenta existe uma opção para gerar toda a aplicação desenvolvida num arquivo (com extensão .TXT) no diretório em que se localiza o formulário da aplicação. Com isso, a ferramenta tem uma opção para receber este arquivo gerado e quebrá-lo em vários blocos PL/SQL, ou seja, irá gerar um arquivo para cada procedimento, função ou pacote encontrado, para que o programa não necessite avaliar códigos desnecessários.
Com o desenvolvimento deste trabalho é possível analisar a padronização dos arquivos desenvolvidos pelo Forms 6i e também qualquer outro programa PL/SQL. Estes arquivos devem ser selecionados de um diretório, onde os mesmos devem estar em formato de um arquivo texto (com a extensão .TXT). Foram desenvolvidos analisadores léxico, sintático e semânticos para extrair do fonte as construções não padronizadas, ou seja, o que não estiver dentro do padrão estabelecido pela empresa. Após a verificação, a ferramenta gera um novo código contendo as correções que devem ser realizadas no código fonte e também lista todos os erros encontrados.