Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Dattinger
Título: Ferramenta para Detecção de Fadiga em Motoristas Baseada na Monitoração dos Olhos
 
Introdução:
Privação de sono e dormir em desordem estão se tornando um problema para os motoristas, numa sociedade em que as pessoas parecem não ter tempo suficiente para realizar todas as atividades que necessitam.
O número de automóveis nas estradas é cada vez maior, desta forma a quantidade de acidentes vem crescendo a cada dia. Pirito (2008, p. 1) afirma que os acidentes em geral são imprevisíveis e difíceis de evitar, e que os acidentes automobilísticos são a terceira principal causa de mortes e ferimentos. Os dois fatores mais reconhecidos como causa dos acidentes de trânsito são a velocidade e o álcool. Entretanto, a desatenção, a fadiga e a sonolência são fatores considerados também como grandes contribuintes.
A fadiga e a sonolência em motoristas são comuns. Estudos mostram que existe um grande número de pessoas que apresentam certo grau de distúrbios do sono. De acordo com a última classificação internacional de sono, sonolência significa a dificuldade em manter um estado de alerta e está dividida em três graus de severidade (PIRITO, 2008, p. 1):
a) sonolência leve: manifesta-se em estado de pausa ou repouso em tarefas que requerem pouca atenção;
b) sonolência moderada: pode comprometer a mais leve atividade física e tarefas que exijam um grau moderado de alerta, como, por exemplo, dirigir;
c) sonolência severa: manifesta-se diariamente, mesmo durante atividades físicas como comer e andar.
Muito tem sido feito nos últimos anos para prover mais segurança no trânsito e nos carros. Porém, também existe o fator humano a ser considerado. Diante do exposto, o presente trabalho propõe a construção de uma ferramenta, mais especificamente, um software para ajudar na detecção de casos de fadiga ou início de sonolência. Será utilizada uma câmera de vídeo para monitoramento e análise contínua dos olhos do motorista. No caso de uma detecção de fadiga, será emitido um alerta sonoro.
Estudos relacionados à segurança, itens de segurança e desenvolvimento de novas tecnologias no intuito de ajudar a evitar acidentes são indispensáveis nos dias atuais. Todos gostariam de ter carros mais seguros e mais tranqüilidade no trânsito.