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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Ricardo Kestring
Título: Protótipo de Software para Treinamento Auditivo de Músicos em Dispositivos Móveis Utilizando JME
 
Introdução:
Na área da música é imprescindível que se treine a audição e também se estude a teoria musical. Esta junção coloca o músico em um caminho adequado no aprendizado para o exercício da musicalidade.
A audição tem lugar quando assimilamos e compreendemos na nossa mente a música que acabamos de ouvir executar, ou que ouvimos executar num determinado momento do passado. [...] A percepção auditiva tem lugar quando ouvimos realmente um som, no momento em que ele está sendo produzido. [...] Mas só audiamos realmente um som depois de o termos auditivamente percebido. (GORDON, 2000, p. 16)
Percepção musical é a habilidade que uma pessoa, geralmente um músico, possui para reconhecer auditivamente notas, intervalos e acordes musicais. Segundo Tomedi (2002, p. 1), “a habilidade de distinguir diferentes combinações de notas musicais pode ser chamada tecnicamente de percepção musical”.
Há algumas ferramentas e sistemas disponíveis para realizar o treinamento de percepção musical, mas que na realidade não são úteis quando se trata de mobilidade , ou seja, quando se vai a lugares como trabalho, casa de amigos, ônibus, entre outros. Isto se deve ao fato de que essas ferramentas são voltadas para computadores desktop.
Neste ponto é que se apresenta a proposta do desenvolvimento de uma aplicação para telefones celulares com o intuito de treinar a percepção musical do usuário, utilizando a tecnologia para dispositivos móveis Java Plataform, ou Micro Edition, ou ainda Java ME (JME) (SUN DEVELOPER NETWORK, 2008a).
No estudo musical é necessário que o musico utilize a teoria para auxiliar no processo de padronização musical, mas também para isso, é necessário que ele realize o treinamento auditivo para melhorar a percepção musical. O processo de melhorar a percepção musical nada mais é que a teoria musical associada à percepção auditiva.
Pense na multiplicidade de benefícios se os jovens instrumentistas fossem ensinados a afinar a sua audição em vez do A (“lá”) ou Bb (“si bemol”) do seu instrumento. Os instrumentos são mais bem afinados através da audição do que usando auxiliares mecânicos ou electrónicos que estabeleçam um “nível específico” para cada altura . (GORDON, 2000, p. 57)
Neste sentido é que se faz necessário a utilização de alguma tecnologia na qual o músico possa, preferencialmente, estar em qualquer lugar escutando, estudando e treinando a percepção musical.