Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Morgana Cristina Müller
Título: Tutorial para Aprendizado do Ms Excel 2000
 
Introdução:
Nas últimas décadas, a sociedade como um todo vem passando por grandes e profundas mudanças. Estas mudanças têm impactos sobre os diversos aspectos da vida, incluindo cultura, saúde, segurança etc. Um dos elementos que compõe este complexo cenário é a tecnologia.
As denominadas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm promovido grandes alterações na forma como as pessoas criam e utilizam informações e conhecimentos. Se é verdade que estas transformações têm provocado desemprego, também é verdade que as novas tecnologias têm criado inúmeras oportunidades nos diferentes ramos de atividade (RIFKIN,1996).
Através do uso das TICs, tem sido possível a concretização do teletrabalho e da telemedicina, por exemplo, o que deverá provocar transformações adicionais em toda a sociedade. O uso dessas novas tecnologias tem sido bastante expressivo por parte das empresas (indústria, comércio e serviços), modificando completamente o processo de desenvolvimento de produtos e oferta de serviços (RIFKIN,1996).
Segundo Rifkin (1996), no caso da educação, o que se observa é que o uso das TICs tem sido bastante modesto. Além disso, em geral, estas tecnologias são utilizadas para fazer as mesmas atividades realizadas na sala de aula “tradicional”, ou seja, ocorre apenas uma “automação” do processo de ensino-aprendizagem, sem que haja uma efetiva mudança no processo em si. Assim, o potencial de interação oferecido pelo computador é subtilizado, reduzindo as possibilidades de cooperação entre alunos e professores.
No estudo presencial, o professor tem dificuldade em atender aos diferentes interesses dos alunos. É nesse contexto que o uso das novas tecnologias assume um papel importante, uma vez que permite o atendimento personalizado, ou seja, o aluno pode progredir dentro de seu próprio ritmo e de acordo com os seus interesses e experiências pessoais.
No caso da disciplina Informática Básica, oferecida pelo Departamento de Sistemas e Computação da FURB, o que se observava era uma diferença nos perfis dos alunos muito grande. Assim, o professor possuía na mesma sala, alunos completamente leigos em informática e alunos com bom domínio do conteúdo. Com a criação da disciplina na modalidade à distância, e com a conseqüente elaboração de um material didático auto-instrutivo, esta situação ficou um pouco melhor, uma vez que cada aluno passou a evoluir dentro de seu próprio ritmo.
Com o uso apenas do material didático, existiam muitos alunos ainda com bastante dificuldade em aprender, então se pensou na utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem reduzindo as resistências e/ou dificuldades de professores e alunos. Uma alternativa que pode ser efetiva é a utilização das TICs para auxiliarem no processo de aprendizado das próprias TICs.
Desta forma, utilizar-se-ia, por exemplo, um software, na forma de um tutorial, para auxiliar no aprendizado de um determinado software. A grande questão é quanto à efetividade desta estratégia sobre o desempenho do aluno. Colocado na forma de uma pergunta: a utilização de um tutorial (software) para o aprendizado de um software promove um aprendizado mais efetivo do que se o aluno utilizasse outros meios?
Dentro deste contexto, o presente trabalho visa, justamente, avaliar a efetividade do uso de tutoriais para o aprendizado de softwares. Para isso, é proposto o desenvolvimento de um tutorial para auxiliar no aprendizado do software MS Excel 2000. Para o desenvolvimento do tutorial proposto, será utilizado o software de autoria Macromedia Director 8.0.
O tutorial será desenvolvido com base no livro escrito por Bianchi (2000), o qual apresenta um passo-a-passo dos principais recursos do MS Excel 2000. No desenvolvimento do tutorial proposto serão abordados os tópicos:
a) inicialização do programa;
b) criação de uma planilha (inserindo dados, salvando uma planilha, utilizando fórmulas, formatando textos, números e tabela);
c) criação e formatação de um gráfico incorporado à planilha.
Atualmente, existem diversos tutoriais para o aprendizado de softwares em geral e do MS Excel 2000, em particular. No entanto, não foi encontrado na bibliografia consultada, um estudo da efetividade destes tutoriais no processo de aprendizagem dos alunos. É essencial avaliar se um software (tutorial) agrega valor ao processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia não deve ser utilizada como um “modismo” mas sim como uma ferramenta que facilite ou melhore o processo de ensino-aprendizagem.
Em função disso, o presente trabalho faz uma avaliação do grau de efetividade do tutorial desenvolvido, ou seja, é verificada a diferença de desempenho entre alunos que usaram o tutorial e alunos que não fizeram uso deste recurso.
Outra deficiência dos tutoriais disponíveis atualmente no mercado é que os recursos do Excel são demonstrados apenas na forma de animações, ou seja, o aluno apenas assiste à demonstração de uma dada função, como se estivesse utilizando um videocassete. Assim, o aluno não tem a possibilidade de “praticar” os recursos que foram demonstrados.
O diferencial do tutorial proposto é permitir que, além do aluno poder assistir as animações relacionadas aos diferentes recursos do Excel 2000, ele poderá “praticar”esses recursos diretamente no tutorial, sem a necessidade de abrir o Excel.
Adicionalmente, torna-se importante salientar que o tutorial não pode ser entendido como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se avaliar a efetividade de softwares do tipo tutorial para o aprendizado de softwares.