Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rosana Ittner
Título: Desenvolvimento do Sistema de Gestão Financeira Aplicado ao Plano de Negócios Utilizado na Disciplina de Empreendedorismo
 
Introdução:
O termo empreendedorismo, ou entrepreneurship, em inglês, significa aprender a fazer coisas novas ou desenvolver maneiras novas e diferentes de fazer essas coisas e essa é a tarefa designada ao empreendedor (FILION; DOLABELA, 2000, p. 17). De acordo com Dolabela (1999, p. 178), empreendedor é a pessoa que identifica uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Um empreendedor desenvolve negócios, agregado a novidade e a valorização do produto. Assim, esse processo exige muita devoção, comprometimento de tempo e esforço para fazer a empresa crescer. Além disso, requer ousadia e que se assumam certos riscos, sem desanimar com possíveis falhas e erros cometidos.
Para auxiliar os empreendedores em processo introdutório na concretização de sua idéia em negócio, encontra-se o plano de negócio. Dornelas (2001, p. 96) define plano de negócios como uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de um empreendimento. Além de evidenciar-se notoriamente também como instrumento de captação de recursos financeiros junto aos capitalistas de risco e, elucidar a percepção transparente de que caminhos devem ser percorridos até então.
Um dos tópicos abordados pelo plano de negócios é o planejamento financeiro. Conforme Salim et al. (2001, p.110), o plano financeiro tem por objetivo apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. O cuidado na elaboração do planejamento financeiro pode servir como ‘prova dos nove’ no negócio. Nele são lançados valores em várias tabelas. Valores esses, originados a partir de hipóteses e pressuposições. Posteriormente é realizado o cálculo e a análise de indicadores que tem por objetivo, avaliar a viabilidade e a lucratividade do negócio. Esse procedimento normalmente é realizado em planilhas eletrônicas do Excel. De acordo com Dutra Junior (2005) estas planilhas são frágeis e complexas, impossibilitando a geração de simulações que resultem em cenários que antecipem acontecimentos futuros, destacando possíveis impactos nos negócios da empresa.
Na FURB, uma das disciplinas que trabalha com o empreendedorismo é o Empreendedorismo em Informática, ministrada no curso de Bacharel em Sistemas de Informação (BSI) e, no curso de Bacharel em Ciências da Computação (BCC). O projeto principal desenvolvido nessa disciplina é o plano de negócios, que atualmente é confeccionado através de um ambiente pela Web, exceto o plano financeiro. Esse por sua vez, é desenvolvido através de planilhas eletrônicas do Excel sem nenhuma interação com os demais itens do Ambiente do Empreendedor, que é um espaço virtual de ensino da disciplina de Empreendedorismo em Informática. Dessa forma, o aluno deve acessar o ambiente baixar a planilha, preenchê-la e, publicá-la novamente no Ambiente do Empreendedor. Para suprir esse grau de manutenção intenso e os problemas com a integridade de dados, surgiu a necessidade de criar a interação do plano financeiro com o plano de negócios, ou seja, que ambos trabalhem na mesma plataforma.
Para o presente trabalho, consideraram-se as informações do setor têxtil como foco de desenvolvimento, tendo em vista o alto grau de lucratividade deste ramo de atividade para a região do Vale do Itajaí-SC.