Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): José Valdecir da Silva Júnior
Título: Ferramenta para Simular a Mensuração de Custos e Formação de Preços
 
Introdução:
Conhecer os custos envolvidos na fabricação de um produto é uma das chaves para o crescimento e fortalecimento de uma organização. Para Bruni e Famá (2003), “a contabilidade de custos surgiu em decorrência da necessidade de informações mais precisas e que proporcionassem uma tomada de decisão mais consistente e íntegra”.
Após a Revolução Industrial, o comércio deixa de apenas comprar e vender produtos e passa a comprar matéria prima transformando-a em um novo produto, e é então que surge a necessidade de mensurar os esforços da produção e os custos dos materiais envolvidos neste novo produto.
Na mensuração dos custos envolvidos no processo produtivo de um produto há a integração entre custos e produção, num Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE). No trabalho desenvolvido se aplicam os conceitos de ficha técnica utilizada na produção de um produto, apuração dos custos e despesas incorridos na produção deste produto e formas de obtenção de lucro com a formação dos preços baseada em simulações de diversas formas de variações, tais como percentual de lucro ou Margem de Contribuição (MC).
Estabelecer o preço de venda dos produtos e serviços oferecidos pela organização pode ser a verdadeira arte do negócio. Conforme Bruni e Famá (2003), “O sucesso empresarial poderia até não ser conseqüência direta da decisão acerca dos preços. Todavia, um preço equivocado de um produto ou serviço certamente causará sua ruína.”.
Além de custos, o processo de formação de preços está diretamente relacionado às mudanças do mercado, à capacidade de produção e ao capital investido. Assim, ao calcular o preço de venda deve-se objetivar a maximização dos lucros sem perder a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, atender à demanda e às expectativas do mercado aproveitando ao máximo a capacidade produtiva.
No final deste trabalho, contextualizou-se a pesquisa em um aplicativo simulador, onde foram trabalhados de forma paralela os conceitos dos processos de geração da ficha técnica baseado em receitas e roteiros de produção para obter de forma interativa os variados preços de venda baseado em custos que se pode praticar sob tais condições produtivas.
Quando se fala em ferramentas de simulação, refere-se à capacidade que o computador possui de reproduzir modelos de casos do mundo real, que dificilmente poderiam ser trabalhados por educandos com a mesma qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino.
Para auxiliar na prática de metodologias construtivas de ensino, é que se desenvolveu um aplicativo simulador para a mensuração dos custos e formação dos preços de venda, possibilitando colocar em paralelo os métodos conceituais de ensino tradicional com os reais casos de uso tidos por organizações de sucesso. Com a maior flexibilidade dos simuladores e o notório ganho com uso do computador no ensino, se torna viável o desenvolvimento deste trabalho.