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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ederson André Savi
Título: Simulador de tráfego de automóveis em uma Malha Rodoviária: versão 3
 
Introdução:
Com a introdução de simuladores, foi possível trazer uma nova perspectiva no estudo do trânsito. Os problemas que antes somente eram vistos depois que uma obra era concluída, como tráfego, por exemplo, agora podem ser simulados antes mesmo de sair do papel e verificar quais pontos podem ser melhorados, objetivando obter-se o melhor fluxo de veículos possível. Os simuladores de fluxo de tráfego não somente buscam a melhor solução para a mobilidade de veículos em uma eventual expansão das cidades, mas também visam diminuir o quadro de poluição sonora, atmosférica e a fadiga dos usuários que enfrentam o mesmo caminho todos os dias nas cidades. Buscando uma alternativa de solução para estes problemas, Freire (2004) deu início a construção de um protótipo de simulador de fluxo de tráfego, o qual foi estendido por Ranghetti (2007). Ambos utilizaram-se do ambiente de programação Delphi 7 e da biblioteca OpenGL para implementação do simulador. Para facilitar a construção da malha rodoviária para o simulador, foi desenvolvido um editor por Bertholdi (2005) e estendida por Froeschlin (2006). O ambiente para o desenvolvimento do editor foi o mesmo que Freire (2004) e Ranghetti (2007) usaram para o simulador. Perondi (2007) reimplementou o editor usando a linguagem Java e a biblioteca JoGL, incorporando novas funcionalidades. O trabalho aqui proposto é uma extensão do protótipo do simulador desenvolvido por Freire (2004) e Ranghetti (2007), no qual haverá uma nova especificação, seguindo o padrão de arquitetura Model View Controller (MVC), visto que o modelo anterior não seguia este padrão. Ainda, a implementação será realizada com a linguagem Java utilizando a biblioteca JoGL. Uma estrutura de grafos será utilizada para representar a malha viária. A visão em perspectiva da malha viária também será disponibilizada pelo novo ambiente de simulação. Observa-se a abrangência deste trabalho, pois o estudo proposto envolve computação gráfica com uso da biblioteca JoGL, noções de trigonometria, geometria analítica, processos concorrentes e estrutura de dados. Ainda, salienta-se que este trabalho é continuação de um projeto que vem sendo desenvolvido através de trabalhos de conclusão de curso, incluindo novas funcionalidades como velocidades diferenciadas para cada veículo e definição de rotas para determinados veículos.