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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vilson Trupel
Título: Desenvolvimento de um jogo multiplayer para celular
 
Introdução:
O mercado de dispositivos móveis desponta como sendo um dos mais promissores e rentáveis dos últimos tempos, devido à facilidade de aquisição de um aparelho celular por qualquer pessoa. Apoiado neste mercado e através do avanço tecnológico contínuo dos dispositivos móveis, associados ao crescimento da infra-estrutura das redes de telecomunicação e de plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis como o J2ME e o BREW, tornou-se possível o desenvolvimento de softwares mais complexos e de jogos com qualidade cada vez mais superior. Os jogos para telefones celulares estão evoluindo em um ritmo acelerado nos últimos anos. Como inicialmente os aparelhos possuíam poucos recursos, os primeiros jogos eram rudimentares e pouco numerosos. Com a crescente incorporação de características aos aparelhos, os jogos para celular foram se tornando mais complexos, com gráficos e sons mais elaborados e uma interatividade maior do que seus antecessores, possibilitando inclusive a interação entre múltiplos jogadores. A demanda e a oferta de jogos também aumentaram, de modo que atualmente o mercado de jogos para celulares constitui uma área rentável e em plena expansão (WISNIEWSKI et al., 2005). Através de um aparelho celular é possível, hoje, acessar a rede mundial de computadores, a Internet, permitindo com isso, o desenvolvimento de jogos multiplayer para celulares. De acordo com Menezes (2006, p. 1), desenvolver um jogo multiplayer para dispositivos móveis não é uma tarefa simples, pois devem ser superados vários desafios tecnológicos, como a alta latência das redes de telefonia móvel e a baixa capacidade de processamento dos dispositivos móveis. Diante do exposto, propõem-se desenvolver um jogo de Batalha Naval (YAHOO GAMES, 2008) para celular em modo multiplayer onde um usuário, poderá ter como adversário, o servidor do jogo ou outro cliente. O cliente poderá optar ainda por jogar individualmente contra outro jogador ou em duplas. No jogo em duplas, o servidor deverá formar as duplas e juntar as duplas adversárias.