Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Renato Kern Gomes
Título: Tutorial para Orientação e Estudos sobre Técnicas de Implementação de Interface Gráficas
 
Introdução:
Nos primeiros computadores, onde o processamento era feito em lotes (batch), a interação com o usuário era muito pequena e, quando havia, muito difícil e pouco natural. Com a descentralização do processamento, a necessidade de interação aumentou consideravelmente, gerando dispositivos e métodos de interação mais eficazes. Com a difusão da informática em praticamente todos os ramos do conhecimento humano, a forma de utilização do computador modificou-se profundamente. Dentre os aspectos mais visíveis desta modificação, destaca-se o componente de interação do usuário com o sistema, ou seja, a interface com o usuário. A difusão do computador como ferramenta de trabalho e a técnica de orientação a objetos (OO), dentre outros avanços, proporcionaram o surgimento dos ambientes gráficos, base para a criação das interfaces gráficas com o usuário (Graphical User Interface – GUI). Outro fator que alavancou o desenvolvimento das interfaces GUI é a demanda por esse produto. As pessoas investem em hardware para suportar interfaces mais amigáveis (Minasi, 1994). Atualmente, o design de interfaces é bastante estudado, mas é apenas uma das matérias de uma nova disciplina chamada Interação Homem/Computador (IHC – Human Computer Interaction em inglês). A IHC estuda os fenômenos envolvidos no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais para uso humano. Para isso, é importante que o profissional dessa área, o designer, reúna conhecimentos em áreas distintas como psicologia, ciência cognitiva, sociologia, lingüística, design, ciência da computação, engenharia, ergonomia, realidade virtual, percepção visual, computação gráfica e semiótica (Baranauskas, 1998; Labiutil, 2000; Reis, 2000). No curso de Bacharelado em Ciências da Computação já foram desenvolvidos alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nessa área de IHC, tais como o Tutorial de Recomendações Ergonômicas Aplicadas a Implementação de Software, apresentado por Camilo (1995) e ainda a proposta apresentada por Pasold (2000), na qual sugere-se a utilização de um gerador de Home Pages de apoio ao ensino, utilizando princípios de design de interfaces. Já em Nikel (1994), é proposta a criação de um formalismo para a implementação de interfaces gráficas, levando em consideração os modelos mentais das atividades dos usuários, a fim de facilitar a utilização dos programas de computador. No presente trabalho, o objetivo é gerar um tutorial para auxiliar o processo de aprendizagem dos desenvolvedores de software na construção de interfaces mais “amigáveis” e de fácil compreensão, tomando como base as recomendações ergonômicas encontradas na literatura (Camilo (1995); Labiutil (2000); Nikel (1994)). Para o desenvolvimento do tutorial proposto será utilizada a metodologia Object Oriented Hypermedia Design Method (OOHDM), apresentada em Auri (2002), Aragão (2002) e Schwabe (1996a). A linguagem de programação utilizada será o Object Pascal, da Borland, no ambiente Delphi5, com conceitos e técnicas absorvidadas de Cantu (2000) e Cornell (1996).