Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marlos Taciano Severino Sedrez
Título: Sistema de Gerenciamento da Aplicação e Manutenção do Programa de Qualidade 5S
 
Introdução:
O principal objetivo da maioria das empresas é estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, através de seus produtos e serviços, procurando prosperar no mercado cada vez mais competitivo, em busca dessa capacidade de satisfazer a necessidades de seus clientes, sendo competitiva, também sendo necessário que seus colaboradores, queiram realizar um bom trabalho, devem trabalhar com prazer em exercer suas atividade e satisfação por seus resultados.
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas para estabelecer um grau de satisfação, bem estar e organização no ambiente de trabalho existe o Programa de Qualidade 5S.
Segundo Silva (2005, p. 4), ter a empresa limpa e asseada requer gastos com pessoas, materiais de limpeza. requer ordem, limpeza e disciplina. Cada colaborador deve ter consciência da importância de se trabalhar num local limpo e organizado.
O Programa 5S surgiu no Japão, no final da década de 60, a partir da constatação que as fábricas japonesas eram muito sujas e desorganizadas. A administração e os operários conviviam com essa realidade, sem perceber ( PORTAL DO COMANDO MILITAR DO NORDESTE, 2008).
Para Lazarim (2004, p. 1), a identificação de problemas e sua comunicação para aqueles que podem resolvê-los pode não ser eficiente e a capacidade produtiva pode ser desperdiçada, prejudicando o atendimento ao cliente.
Baseado em sua própria elaboração, o Programa 5S visa a combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas, educar os colaboradores envolvidos diretamente com as tarefas executadas na empresa ( SILVA, 2005, p. 5).
Tornando relevante a utilização de ferramentas para manter a organização e evitar o desperdício, o presente trabalho visa à implantação de um sistema que facilite o gerenciamento, manutenção e aplicação do programa de qualidade 5S, maximizando a satisfação dos colaboradores assim como a organização das empresas.