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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rion Brattig Correia
Título: Sistema para Gestão e Divulgação de Ambientes Gastronômicos
 
Introdução:
O brasileiro e tradicional “boteco”, aquele de esquina, pequeno, de ladrilhos nas paredes e ventiladores de teto, está em alta novamente entre os jovens de classe média de grandes cidades. Jovens estes que saem pela noite à procura de lugares inóspitos que possam proporcionar um ambiente hospitaleiro, cerveja gelada, preços honestos e principalmente: a Baixa Gastronomia. Comida (geralmente petiscos) simples, porém com toques extremamente sofisticados que somente o proprietário do “Boteco” sabe proporcionar. Do rollmops , passando pelo pão-com-bolinho, até o conhecido PF , a baixa gastronomia detém diferentes conotações e nomes dependendo da região do Brasil. Mas uma coisa é certa, todos os pratos devem ser saborosos e caírem bem com uma cerveja gelada.
A conotação de ser lugar para pessoas de baixo nível está mudando. Segundo Beneli (2007), “O tradicional bar pé sujo tirou o pé da lama, (...) e virou o mais novo hype do momento gastronômico, tudo por causa da pitoresca e saborosa culinária de boteco”.
A palavra \'boteco\' é diminutivo de \'botequim\', que, por sua vez, tem a sua origem na palavra \'botica\', armazém onde se vendia de tudo um pouco no começo do século passado. Os clientes iam para as boticas, faziam compras e aproveitavam para colocar a conversa em dia. Com o tempo, os proprietários das boticas começaram a servir aos fregueses aperitivos junto com uma bebida. Como muitos bares naquela época não eram tidos como locais para \'homens de família\', as boticas eram uma alternativa e logo se transformaram em um ponto de encontro, aonde os fregueses iam mesmo quando não precisavam abastecer suas despensas. Muitos botecos guardam essa tradição até hoje. (HAMA, 2005)
Aliado a este novo conceito, põem-se em pauta também a já fixada necessidade de utilização por turistas, e até mesmo por pessoas que querem saber o que mais a sua cidade têm a oferecer, de guias como, por exemplo, o Guia Quatro Rodas. Guia este que anualmente proporciona nas bancas versões atualizadas sobre as diversas categorias que abrange, como restaurantes, hotéis e atrações em todo o Brasil. Dá-se nota para cada estabelecimento que freqüentam, e atribuem comentários que vão para o livro.
Buscando a união entre este dois conceitos, um moderno, outro já muito bem fixado, apresenta-se uma solução para prescrever a utilização de um guia focalizado nesta Baixa Gastronomia que rodeia o Vale do Itajaí. Em outras palavras, unir em apenas um lugar, os diversos lugares que são atualmente procurados pelos jovens, e levar de maneira fácil e catalogada os “botecos” que esta região dispõe por ter sido tão ricamente povoada em seus anos de descobrimento e colonização.
Atualmente, a Baixa Gastronomia, mesmo possuindo ênfase na mídia nos últimos tempos, não possui meios para ser divulgada a não ser a popular. É sempre divulgada por meio das pessoas que freqüentam cada um dos estabelecimentos, e pelo próprio proprietário.
A empresa Zinabre Ponto Com (Zinabre, 2008) é a responsável pela idéia do projeto. Idéia que surgiu como uma brincadeira entre os organizadores e colaboradores da empresa, por estes serem amantes da Baixa Gastronomia, e acabou virando um assunto sério com a percepção da atual falta de recursos nesta vasta área abrangida neste trabalho.
A empresa foi inicialmente fundada com o propósito de prestar assessoria fotográfica em festas e “baladas” da região de Balneário Camboriú. Ficando regionalmente conhecida e assim expandindo sua área de abrangência por todo o Vale do Itajaí e região. Criou-se então a necessidade de ampliar seu domínio em assessoria. Segmentou-se a empresa em um outra chamada ZNB.web. Empresa responsável pelo desenvolvimento de Web Sites para estas casas noturnas, assim como para outros segmentos do comercio e da indústria.
Atuando no ramo de desenvolvimento de Web Sites à quase quatro anos, a empresa detém um vasto conhecimento no desenvolvimento de projetos para a Web. Vislumbrou na idéia deste novo projeto outra segmentação do seu foco atual. Inicialmente algo que será mantido de dentro da empresa Zinabre Ponto Com e que futuramente possa ser expandido à formação de uma nova empresa.
Não há conhecimento de que se tenha um sistema proposto já em atuação nesta área, o que aumenta ainda mais a necessidade deste projeto. O que se tem atualmente é o trabalho do Guia Quatro Rodas, e de alguns outros guias como o hagah, mas nenhum no segmento a ser abordado.
Seguindo as tendências tecnológicas e a contínua necessidade de padrões de desenvolvimento de sistemas para a web, foi criada a WEBML (The Web Modeling Language), que, segundo Locatelli (2003), “auxilia os desenvolvedores a implementarem as principais funcionalidades de um WebSite”. Modelos estes que foram utilizados na modelagem deste trabalho.