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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Buse
Título: Sistema de Apoio a Avaliações Heurísticas de Interfaces Web
 
Introdução:
Atualmente a evolução da indústria de desenvolvimento de sites para a Web vem sendo foco de discussões em vários campos da área de Engenharia de Software, devido aos diversos problemas com usabilidade. Entretanto, poucos desenvolvedores se preocupam com o planejamento de um bom produto final, com sistema Web de fácil uso, aprendizado satisfatório ao usuário e que seja produtivo. Hoje em dia os clientes buscam eficiência no uso, flexibilidade e memorabilidade, sendo itens determinantes no momento de avaliar um projeto (SANTOS E MORAES, 2000).
Em geral, avaliações subjetivas de satisfação não são uma medida de usabilidade muito informativa porque os usuários tendem a atribuir avaliações generosas mesmo quando têm grandes dificuldades ao utilizar um site. Uma razão disto é o desejo humano geral de ser gentil e aceito. Outra razão é que os usuários freqüentemente não sabem como foi seu desempenho ao testar um site. Se encontrarem informações para seus problemas, eles acreditam que o site foi útil – não percebem que este site poderia conter informações muito mais relevantes que não foram prontamente disponibilizadas para eles. (NIELSEN, 2007a, p.26)
Schuhmacher (2006), acrescenta que é importante aplicar avaliações de interfaces a fim de garantir que o sistema reúna realmente todos os requisitos necessários a uma interação confortável entre o usuário e a interface. É importante fazer esta avaliação em todo o ciclo de vida do projeto.
A avaliação heurística é um método informal de inspeção de interfaces onde especialistas de usabilidade julgam cada elemento da interface com o usuário, tendo como referência princípios heurísticos de usabilidade. Este método de avaliação beneficia o projeto por ter rapidez e baixo custo de investimento (SANTOS E MORAES, 2000).
De acordo com Orth (2005), a eficiência deste método de avaliação reside na capacidade dos avaliadores de reconhecer problemas de usabilidade, sendo que para obter-se um bom resultado deve ser possível utilizar avaliadores experientes.
Através de diversas pesquisas foi evidenciado que o relacionamento entre a Web e as pessoas a cada dia está mais freqüente, e com isto as exigências aumentam perante os projetos de sites. Produtos inadequados expostos na rede estão continuamente perdendo seu espaço, porém este processo é lento. A usabilidade somada ao método da heurística vem para acelerar a criação de propostas de acordo com as necessidades atuais dos consumidores, a fim de valorizar profissionais que já se preocupam em projetar sites com padrões adequados. Tais padrões são especificados pelo World Wide Web Consortium (W3C), que é um consórcio internacional que tem como objetivo desenvolver, interpretar e criar padrões na Web, (W3C, 2008).
Prates e Barbosa (2003, p.3) afirmam que “Qualidade está estreitamente relacionado com a capacidade e a facilidade dos usuários atingirem suas metas com eficiência e satisfação”. Neste caso, a aplicação dos métodos de heurística na avaliação de interfaces Web, faz com que se amplie a variedade de sites capazes de satisfazer as necessidades dos usuários com um produto final de qualidade superior.
O desenvolvimento de um sistema de apoio a avaliação de interfaces Web pode ser considerado útil, pois grande parte dos avaliadores aplicam seus testes utilizando pouco suporte automatizado, resultando muitas vezes num tempo de resposta longo no que se refere aos problemas encontrados e as possíveis soluções. Pode-se confirmar esta idéia através de Prates e Barbosa (2003), ao concluir que um projetista não deve julgar que os usuários são como ele próprio, mais sim que necessita ter alguém que avalie a qualidade de uso do seu sistema.
Apesar de já existirem algumas soluções de software para apoiar a avaliação de software, este em particular, tem como foco a inspeção de interfaces utilizando heurísticas, sendo este aspecto não adotado em aplicações anteriores desenvolvidas na Universidade Regional de Blumenau.