Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adolfo Geremias Fernando Langa
Título: Sistema de Informação Aplicado a Indústria de Móveis
 
Introdução:
“A cada dia as organizações buscam melhorar seus procedimentos de negócio, visando maior qualidade dos seus produtos e a satisfação do seu público-alvo” (ZSCHORNACK, 2003, p. 1). A indústria de móveis também está inserida nesta busca, apesar da mesma ser uma atividade milenar, o seu crescimento teve maior foco nas técnicas de produção e nos processos de fabricação. Este avanço tecnológico colocou nesta indústria, máquinas modernas à disposição do homem, permitindo que inúmeros artefatos fossem produzidos em escala maior, sem a perda da qualidade. Por um lado se desperta a necessidade de profissionalização e por outro, a crescente competitividade no mercado. O mercado moveleiro é definido pelos consumidores que são pessoas atentas e não dão espaço para os amadores da profissão (DA SILVA, 2005, p. 287).
Segundo Ballou (2000, p. 101), “a tecnologia está eliminando a necessidade do preenchimento manual de formulários”, fazendo com que computadores acionados por comandos de natureza diversa coletem informações necessárias para preencher um pedido reduzindo a necessidade de profissionalização bem como o tempo no ciclo dos pedidos.
Frente a este avanço e competitividade, surge a necessidade de desenvolver um sistema de informação para o processamento de transações em uma micro empresa no estado de Santa Catarina, no município de Gaspar. O desenvolvimento do mesmo tem por objetivo melhorar o posicionamento da empresa no mercado que vem atuando por mais de dez anos. Para tornar isso possível são usadas algumas funções de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para gestão da cadeia de suprimentos. Este conjunto de funções permite que o administrador da micro e pequena empresa tenha em mãos informações pontuais no que diz respeito a cadastros de clientes, fornecedores, matéria prima, a real situação dos pedidos, bem como a distribuição de diversos recursos submetidos num processo de acompanhamento.
O processo de acompanhamento na micro e pequena empresa pesquisada, começa com a necessidade de um serviço, ou seja, uma nova proposta de móveis é apresentada por um cliente. Na seqüência, esta passa por um processo de preenchimento e orçamento, e quando é aprovada pelo cliente esta passa a ser considerada como um pedido. Cada pedido é submetido a uma rotina de planejamento e controle da produção iniciando assim o ciclo do pedido controlado desde a data e hora de sua criação até o seu encerramento.