Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Christian Marcel Klug
Título: Engenharia Reversa de uma Aplicação de Gestão de Processos Judiciais
 
Introdução:
Um software muitas vezes não passa pelo ciclo ideal de desenvolvimento, sendo implementado sem que exista um processo adequado de análise. Isto ocorre por diversos fatores como falta de recursos humanos e pouco tempo para o desenvolvimento. Esta prática na maioria dos casos ocasiona uma série de problemas e muitas vezes é necessário refazer boa parte, ou até mesmo remodelar o sistema. Além disso, em outros casos realizar uma engenharia reversa para obter alguma documentação do sistema nem sempre é fácil, principalmente se o sistema foi concebido a partir de um gerador de código.
Foi caso do sistema de Gestão de Processos Judiciais da empresa Benner desenvolvido com a ferramenta Builder usando banco de dados SQL Server. Este sistema não possuía documentação. O sistema de Gestão de Processos tem como objetivo o controle de processos, incluindo cadastros de desdobramentos, eventos, providências, pedidos, depósitos, penhoras e outros. Este sistema é destinado a departamentos jurídicos de empresas, entre os clientes estão Telefônica, Mercedes, Bayer, Santander, Kaiser e HSBC.
Após a saída dos programadores e analista que começaram o desenvolvimento do sistema começou a ficar muito complicado a manutenção de rotinas antigas.
Tentando resolver este problema surgiu a idéia de se fazer a engenharia reversa do sistema, modelando o sistema e utilizando alguns diagramas da Unified Modeling Language (UML).
A engenharia reversa fornece informações da especificação e do projeto de um sistema de software (PFEEGER, 2004). Ela busca recuperar informações de engenharia com base nos métodos de especificação e de projeto de software. Depois essas informações são armazenadas de forma que sejam possíveis manipulá-las (PFEEGER, 2004).
Para tornar o processo mais eficaz foram utilizados alguns padrões de engenharia reversa. Estes padrões são divididos em três passos identificar, organizar e recuperar. O objetivo de utilizar estes padrões é melhorar a qualidade da engenharia reversa e aumentar a agilidade do processo (PERES, 2003).
Para realizar a engenharia reversa foram desenvolvidos o Modelo de Objetivos, Diagrama de Processos, Diagrama de Atividades, Requisitos Funcionais, Diagrama de Casos de Uso, Diagrama Entidade Relacionamento e Diagrama de Pacotes.
O software usado para construção dos sistemas Benner não disponibiliza o código e por isso não existe como fazer diretamente a engenharia reversa. Por este motivo foi desenvolvida uma rotina em Delphi que irá gerar os arquivos para importação no Enterprise Architect (EA). Estes arquivos têm a função de automatizar a geração do Diagrama Entidade Relacionamento.