Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Henrique Marian
Título: Extensão da Ferramenta Delphi2java-II para Suportar a Tradução dos Tratadores de Eventos
 
Introdução:
Segundo Borba (2000), dentre as vantagens do desenvolvimento de aplicações usando Delphi está a facilidade e rapidez para criação de interfaces gráficas, através do uso de componentes, que proporcionam uma maior produtividade. A desvantagem do Delphi é seu estilo de programação que dificulta o reuso devido ao fato de induzir o programador a colocar a lógica de negócio junto aos tratadores de eventos.
Atualmente duas plataformas de desenvolvimento estão em grande destaque, são elas Java 2 Enterprise Edition (J2EE) e Microsoft .NET. Segundo Gartner (2003 apud César, 2003), juntas, as tecnologias terão 80% ou mais do mercado de desenvolvimento de aplicações de e-business até 2008.
Ainda no debate quanto às plataformas .NET e Java, apesar da alta produtividade oferecida pelo framework .NET — contando com a forte ajuda que representa o Integrated Development Environment (IDE) Microsoft Visual Studio.NET —, uma grande fraqueza de .NET em relação a Java é estar atrelado ao sistema Windows, enquanto Java é suportado em múltiplas plataformas (ALVES, 2007).
Seguindo estas tendências, a migração de antigas plataformas de software para as tecnologias Java e .NET é uma saída para as empresas evitarem a defasagem dos seus sistemas (SOARES FILHO, 2003). Mas a tarefa de reescrever exige que todo o investimento original seja refeito. Este processo toma muito tempo e em geral consome uma verba de investimento que já não existe na maioria dos orçamentos das empresas.
Um protótipo de software vem sendo desenvolvido desde 2005 e foi batizado como Delphi2Java-II numa referência explícita a sua funcionalidade: converter formulários Delphi para Java. A proposta de nome do projeto originalmente foi DelphiToJava. Contudo, durante a fase de levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica do pré-projeto, foram encontradas diversas referências na internet para um projeto denominado Delphi2Java (WINSITE, 1997). O protótipo Delphi2Java-II passou por diversas fases e hoje permite a conversão de uma série de componentes visuais e de acesso a dados de aplicações desenvolvidas em Delphi para linguagem Java.
Diante da dificuldade que as empresas possuem para migrar suas ferramentas, este projeto visa acrescentar à ferramenta Delphi2Java-II a funcionalidade de conversão dos tratadores de eventos do ambiente Delphi para a plataforma Java.