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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luiz Ricardo Dias
Título: Editor de Malhas Ferroviárias :EMF
 
Introdução:
Segundo Vilaça (2007), para o crescimento do país é necessário um eficiente
escoamento de produtos industriais, minerais e agropecuários para o mercado interno e para a
exportação. Isso faria com que o custo dos transportes reduzisse consideravelmente e assim
um preço mais competitivo chegaria ao consumidor final. Um meio de transporte considerado
eficiente para o escoamento de produtos é o transporte ferroviário. Esse tipo de transporte tem
recebido um forte investimento nos últimos dez anos, quando houve a privatização do setor.
Este investimento, superior a onze bilhões de reais, tem tornado o transporte ferroviário mais
atrativo. Acompanhando este crescimento, serão necessários investimentos para automatizar o
controle de malhas ferroviárias e assim tornar o transporte mais eficiente.
Em Schubert (2003) e Sardo (2007) é descrita uma implementação para controle de
uma malha ferroviária. Para simular o controle no mundo real foi utilizada uma maquete.
Schubert (2003) implementou ainda um software para visualização virtual da malha
ferroviária. Porém, a malha não podia ser alterada e era simples, contendo apenas um tipo de
cruzamento e um tipo de curva. Sardo (2007) não implementou a visualização virtual da
malha, focando apenas no controle do hardware (trens e cruzamentos).
Visto o acima, verificou-se a necessidade da construção de um editor para construção
de uma malha ferroviária virtual, objetivando simular uma malha real. Para isso foram
utilizados elementos gráficos gerados por um software específico para desenho, o Autodesk
3Ds Max versão trial (AUTODESK, 2007). Esse por sua vez permite criar modelos para
serem usados na confecção da malha ferroviária. Ainda, salienta-se que em Bertholdi (2004),
Froeschlin (2006) e Perondi (2007) são apresentadas a implementação de um editor de uma
malha rodoviária, os quais serviram como uma referência inicial para a construção do Editor
de Malhas Ferroviárias (EMF).