Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Charles Bambineti
Título: Sistema de Web Service para inventário de estações em rede
 
Introdução:
Com o constante aumento das redes de computadores, fica imprescindível a sua administração. Isso ocorre porque cada vez mais o computador vem tornando-se uma ferramenta essencial em todos os setores das empresas, sejam elas grandes corporações ou até mesmo empresas de médio e pequeno porte.
As redes estão ficando cada vez maiores, atingindo mais pessoas, transformando-se em algo mais heterogêneo, pois possuem uma mesclagem de tecnologias e de fornecedores. As tecnologias estão em constante desenvolvimento, exigindo assim mais recursos dos equipamentos, um melhor desempenho, por conseguinte uma capacidade maior de administração dos mesmos.
Um fator que contribui acentuadamente para que o computador passe a ser uma ferramenta cada vez mais utilizada por um maior número de pessoas é o uso da rede mundial de computadores, a internet, que passa por um processo de disseminação acelerado. Em função deste crescimento, surgem necessidades quanto ao controle de diversas tarefas que devem ser executadas.
A eficiência e até a sobrevivência de empresas, desde as grandes corporações ou até as empresas de médio e pequeno porte, pode ser determinada pelo bom funcionamento de seus recursos de informática. O constante aumento do tamanho das redes de computadores provoca um aumento da complexidade e diversidade de tecnologias usadas.
Dentro deste contexto, ferramentas que ajudem os administradores de redes no controle de seus equipamentos, seja na coleta de informações, no monitoramento ou na execução de tarefas automatizadas, são de vital importância para que os administradores de rede desempenhem um bom trabalho.
Uma empresa pode ter vários departamentos, cada um com necessidades específicas, podendo haver grande diferença em relação às necessidades dos usuários, de software instalado aos recursos dos equipamentos, aos sistemas operacionais e até à arquitetura de hardware. Neste contexto, quanto maior e mais heterogênea uma rede, maior a necessidade de uma ferramenta que ajude a gerenciar estes equipamentos individualmente ou agrupando-os em setores, salas, modelos de equipamento, entre outros, conforme a necessidade do administrador da rede.
Este documento apresenta o desenvolvimento de um software que possibilita o inventário de estações em uma rede heterogênia, utilizando-se da tecnologia de Web Services, que irá coletar, processar, persistir e disponibilizar informações sobre as estações da rede.
Inicialmente foi desenvolvido a coleta de informações das estações como memória, processador, disco rígidos, dispositivos de rede, carga do sistema, softwares instalados, sistema operacional e configurações, entre outros.
Foram feitos relatórios a partir destas informações. Para isso, os dados coletados foram persistidos no banco de dados relacional Postgresql no servidor, podendo desta forma armazenar um grande histórico sobre a rede, tornando o sistema um importante software para o planejamento dos recursos de informática. Nas estações foi usado o banco de dados SQLite para persistência temporária, até que a informação seja enviada para o servidor,
Foram implementados alarmes quando uma estação atingir determinada condição, como por exemplo, espaço em disco livre estiver muito baixo, ou ainda alguma modificação nos recursos da estação e também caso a estação fique um determinado tempo sem se comunicar. Estas funções são importantes para detectar e antever problemas no parque de equipamentos.
Utilizou-se a linguagem de programação Python para o desenvolvimento do sistema. Segundo Catunda (2001, p. 6), a linguagem Python é fácil e poderosa, possui mecanismos eficientes e com um bom nível de abstração para manipulação de estruturas de dados. É uma linguagem interativa, interpretada e orientada a objetos, com uma sintaxe elegante e tipagem dinâmica. Pode ser facilmente estendida com novas funções e novos tipos de dados implementados em C ou C++.
Foi utilizado a solução de Web Services pela sua flexibilidade e interoperabilidade, utilizando o protocolo Simple Object Access Protocol (SOAP) através HyperText Transfer Protocol (HTTP) para transporte, visando facilitar a comunicação entre a estação e o servidor, evitando barreiras de topologias e firewall, possibilitando que o servidor esteja até mesmo em outro ponto da internet, fora da rede local.