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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Júlio César de Souza
Título: Protótipo de Ambeinte Multiusuário para Chat e Pintura Coletiva
 
Introdução:
Os métodos de ensino nas escolas primárias, de nível médio e superior estão sofrendo grandes mudanças, principalmente no que diz respeito ao modo do professor interagir com os alunos (Grinkraut, 1996). No ensino tradicional, o professor é o centro do processo, enquanto o aluno, é apenas um receptor de conteúdos reproduzindo somente aquilo que lhe foi instruído, não criando nada de novo com o que recebeu (Bizzotto, 1999). A personalização do atendimento é dificultada em função do número de alunos e da diversidade de interesses, habilidades e diferenças pessoais. As dificuldades para manter o interesse do aluno em sala de aula, e também o problema quanto a exposição do conteúdo programático pelo professor, estão presentes no dia-a-dia (Georg, 2000). As novas tecnologias estão permitindo a prática de métodos pedagógicos revolucionários mais adequados às características e potencialidades da inteligência humana. A geração de ambientes interativos e assíncronos proporcionam conhecimentos infinitos e recursos derivados da microeletrônica digital, facilitam o processo de aprendizagem, pois permitem que o aluno assuma um papel ativo no processo e elimina o fator de distância e tempo (Wilhelm, 1997). A introdução do computador na educação traz novas alternativas ao processo ensino-aprendizagem. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil (Santos, 1997), fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. Diante disso, surgem os softwares hipermídia, que conforme Bizzotto (2000), pode ser considerados uma das grandes revoluções da mídia, uma vez que o aluno deixa de ser um simples usuário, passando a ser um participante ativo do ambiente criado pelo software. É visando ampliar um pouco mais o conhecimento em relação a estes softwares, que este trabalho se propõe a desenvolver um protótipo de um ambiente multiusuário que permita a realização de chat e desenho coletivo “on-line”, ou seja, um ambiente onde professor e alunos possam interagir entre si tendo ao seu dispor não só a comunicação por texto (chat), mas também, podendo se utilizar de uma barra de ferramenta que disponibilize a criação de desenhos. Na construção do protótipo foi utilizado a ferramenta Macromedia Director 8, onde o foco principal esta voltado para a sua função multiusuário, a qual foi estudada em termos de suas funcionalidades, facilidade de utilização e criação de aplicações.