Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luiz Alberto Fiamoncini Gui
Título: Simulador Web do Mercado de Compra e Venda de Ações na Bolsa de Valores
 
Introdução:
Viver em uma sociedade capitalista tende a tornar as pessoas mais ambiciosas, fazendo com que, as que possuem recursos financeiros, desejem cada vez mais multiplicar e investir o dinheiro que têm em mãos. Uma das opções para isto são os investimentos financeiros. De acordo com Comissão Nacional de Bolsa de Valores (1991, p.31), investir é empregar recursos, próprios ou de terceiros, com o objetivo de obter ganhos em um determinado período, no entanto, é preciso considerar que qualquer investimento implica sempre certa margem de risco. Assim, pode-se citar a Bolsa de Valores como sendo uma opção de investimento de risco com renda variável, onde são negociadas ações de diversas empresas, não existindo garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado e sequer se haverá retorno do próprio valor.
Segundo Mellagi Filho (1994, p. 87), ações são títulos que representam frações do capital de uma empresa. Esse tipo de empresa é denominado “Sociedade Anônima”; existe não apenas um “dono”, mas vários.
O investidor que compra ações corre inúmeros riscos: risco de que os negócios da empresa não andem tão bem quanto se esperava, do mercado de ações entrar numa fase recessiva, além dos demais riscos comuns e imprevisíveis a qualquer outro tipo de investimento.
Deste modo, para se obter lucro nas aplicações realizadas em ações na bolsa de valores, é necessário ter um conhecimento prévio para não perder dinheiro. O segredo das ações é comprá-las quando o preço estiver baixo e vendê-las quando o preço estiver alto. Assim, é fundamental que o investidor saiba o momento certo para compra e venda das ações e que entenda as técnicas para avaliação e seleção.
Conforme a Comissão Nacional de Bolsa de Valores (1991, p.172), o maior problema do investidor é descobrir o momento certo para comprar e vender as ações, o certo é comprá-las quando o preço estiver abaixo do seu valor real, e vendê-las quando estiverem cotadas acima daquele valor.
No Brasil as ações são comercializadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Diariamente a Bovespa divulga um indicador determinando o índice Ibovespa que é o valor atual em moeda do país de uma carteira teórica de ações, a partir de uma aplicação hipotética (RUDGE; CAVALCANTE, 1993, p. 165).
Na Universidade Regional de Blumenau (FURB) uma das disciplinas que trata do conteúdo relacionado ao mercado de ações é a disciplina de Mercado de Capitais, ministrada pelo Professor Pedro Paulo H. Wilhelm. Nela os alunos realizam simulações de compra e venda das referidas ações visando entender e praticar os conceitos inerentes a este mercado. As simulações são controladas através de planilhas em Excel, devendo ser atualizadas diariamente conforme o índice Ibovespa. O sistema em Excel apresenta várias dificuldades no gerenciamento das carteiras de ações dos alunos. Assim, surgiu a necessidade de desenvolver um simulador para os acadêmicos realizarem as suas transações, com valores e regras semelhantes às reais, que serão esclarecidas no decorrer deste trabalho.