Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fábio José Ruthes
Título: Diário de Classe em Dispositivo Móvel (PDA)
 
Introdução:
Segundo Lee, Schneider e Schell (2005), a miniaturização de Personal Computers (PCs) na forma de Personal Digital Assistant (PDAs) e outros dispositivos móveis fornece novas maneiras para os usuários interagirem com os computadores. Estas mudanças trouxeram a necessidade de implantar e redistribuir aplicações de desktop para usuários móveis.
De acordo com Mateus (1998), comparando-se um computador portátil com um computador de mesa, os modelos portáteis são pequenos e alimentados por bateria, possuem um visor pequeno e pouca memória disponível. Já os computadores convencionais possuem um maior poder de processamento, muita memória disponível e muita capacidade de armazenamento. Mas os dispositivos móveis têm seu poder de processamento e armazenamento aumentado muito rapidamente nos últimos anos. É inegável que estes dispositivos, no futuro, terão tanto poder de processamento quanto um computador convencional atual, mas com a vantagem da mobilidade, podendo acessar informações de qualquer lugar a qualquer momento.
São muitas as possibilidades de uso dos PDAs. Com um dispositivo móvel um professor, por exemplo, pode acessar as informações de todos os alunos para preencher suas notas e freqüência, dispensando documentos impressos em papel, e também reduzindo drasticamente o trabalho das secretarias das instituições nos inícios e finais de bimestre.
Inserido nesse contexto foi desenvolvido um sistema para dispositivos móveis Palm Top’s para que os professores efetuem suas marcações de diário de classe, proporcionando uma confiabilidade maior dos dados e uma redução de trabalho manual, assim como economia de papel e demais insumos envolvidos na produção dos diários de classe.
Hoje na Escola de Educação Básica Santo Antônio (E.E.B.S.A), todo o processo que envolve os diários de classe é feito manualmente onde a cada início de bimestre, todos os diários são impressos, separados e entregues para cada professor, para que no final do bimestre sejam recolhidos e passados para o sistema todas as notas e freqüências de todos os alunos de todas as disciplinas. Com o aplicativo móvel, cada professor apenas carregará seus dados no início do bimestre e descarregará ao final do bimestre, evitando todo o trabalho manual e diminuindo a possibilidade de erros.